24 de fevereiro de 2024
Sabemos que toda mãe e todo pai quer o melhor para o seus filhos e filhas e assim querem também que as comemorações do Dia da Criança agradem a eles. Criança adora novidades...

Atualmente, influenciadas principalmente pela TV, Smartphones e celulares em geral, as crianças associam Dia da Criança e Natal a um dia de ganhar presente. Como o Brasil é um dos países onde as crianças mais assistem TV, elas são “bombardeadas” com informações para consumir. Isso faz também com que os pais se acostumem a festejar o dia dando presente.

Os pais querem o melhor para seus filhos e sabemos que o consumismo exagerado de hoje não é bom para as crianças, nem para qualquer pessoa. Sabemos também que crianças na fase de zero a seis anos gostam de estar junto da mãe, do pai e de fazer atividades com eles. Sendo assim, porque “não remar contra a maré” e comemorar o Dia da Criança de outro modo?

Crianças gostam de novidades e desafios e os pais podem começar a preparar o Dia da Criança combinando com elas o que gostariam de fazer nesse dia. Podem explicar que como é um dia para mostrar como elas são importantes e queridas, eles vão tentar fazer o que elas gostariam. Falamos tentar porque se os pedidos forem absurdos os pais terão que colocar limites sem ficarem preocupados com isso, pois limites fazem parte da educação e também são bons para a criança, mesmo que ela não goste, pois vai entender mais tarde.

Por isso, planejando junto com as crianças esse dia, o mesmo já vai começar a ser “curtido” antes, ficando a critério dos pais se vão dar presente também ou combinar com elas que a surpresa fica para o Natal ou aniversário. Conversar ouvindo a criança e argumentando com ela, irá estreitar a convivência entre mães, pais e filhos e tem mais chance de ser agradável para todos.

Ideias para um dia das crianças diferente

Sabemos que toda mãe e todo pai quer o melhor para o seus filhos e filhas e assim querem também que as comemorações do Dia da Criança agradem a eles. Criança adora novidades, fazer atividades e brincar junto com os pais. Como a maioria das mães e dos pais saem para trabalhar fora o dia todo, o tempo de convivência e de dar atenção à criança diminui muito, além de existir também a preocupação de comemorar sem cair na armadilha do consumo, por isso nesta matéria foram listadas algumas sugestões de atividades e brincadeiras para celebrar esse dia.

A principal ideia para os pequenos seria a de os pais tentarem dar o máximo de atenção às crianças. Por mais que a prática possa ocasionar no término do dia exausto, acredita-se que as crianças se sentirão imensamente importantes e muito amadas pelos pais e essa  alegria e felicidade ficarão gravadas em seus corações.

Dicas sobre o que preparar para o dia das crianças

1 – Que tal começar o dia levando o café da manhã na cama para as crianças? Começar o dia com a primeira atenção para elas. Pode ser numa bandeja ou num prato maior onde fica o que a família costuma comer nessa refeição, procurando colocar especialmente o que as crianças gostam mais e ficando ao seu lado para poder ajudar e participar da alegria dela com a surpresa.

2 – Depois poderia ser conversado sobre o que elas gostariam de fazer. Se  a primeira ideia for receber o presente que pediram, os pais podem tentar sugerir um passeio ou brincadeiras para fazerem juntos. Mas é recomendado acatar a decisão da criança, para ela sentir que esse é um dia dela. Brincadeiras divertidas para fazer com as crianças são indicadas.

3 – Os passeios podem ser simples, mas é bom que sejam diferentes: visitar uma pracinha ou parque novo que os pais descobriram ao sair para o trabalho: ir até o local do trabalho da mãe ou do pai e ver tudo que tem perto; visitar um parente ou amigo que tenha um quintal em casa para lá fazer brincadeiras com as crianças.

4 – Em casa podem combinar (antes do dia) com vizinhos e parentes que também tenham criança, ou só a família mesmo, e fazer um festival de fantasias: encher uma caixa com roupas, bolsas, sapatos de adulto, fantasias que eles ou as crianças usam em festividades do lugar onde vivem e fazerem um desfile. Podem incrementar também as fantasias com coisas de sucata.

5 – Oficina de brinquedos: antes do dia pais e familiares procuram conseguir os materiais: sucata como vasilhas e potes de plástico, pedaços de fazendas e lãs, pedaços de papel e cartolina, e também coisas da natureza. Depois eles precisam ser limpos e arrumados para facilitar a escolha das crianças. Material sujo e desarrumado não estimula a fazer nada com ele. É preciso também material de apoio, por exemplo: lápis, canetinhas, tinta, pincéis, cola, tesouras, barbantes, jornais, revistas etc. E por fim, escolher um lugar na casa ou do lado de fora para fazer a oficina, o que na hora vai gerar um pouco de bagunça. É preciso atenção com tesouras ou outro objeto com o qual as crianças possam se machucar. Se houver crianças pequenas a atenção tem que ser maior e praticamente os adultos é que vão fazer o brinquedo “com” ela. Mas as crianças adoram o momento do fazer e ficam felizes em brincar com o que é feito na oficina, ainda mais porque foi feito junto com os pais.

6 – Outra ideia para esse dia é elas planejarem e fazerem um lanche: ver o que vão querer comer, sair com elas para comprar ou tomar um sorvete e deixar que elas arrumem como servir o lanche, dando o mínimo de palpites possível.

7 – Que tal aprender algumas Cantigas de Roda e cantar e brincar com as crianças?

Nayara Borges – Site PaNoRaMa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE