Dia Nacional da Saúde e Nutrição

Foto: Reprodução

A data criada em 2015 pelo Ministério da Saúde é conscientizar a população sobre a relação entre saúde e nutrição.

O Dia Nacional da Saúde e Nutrição foi criado no Brasil em 2015, para incentivar os brasileiros a cuidarem mais da alimentação. É sabido que a relação entre o que comemos e a nossa saúde, mas esta data tem o objetivo de reforçar esta informação.

A nutricionista Beatriz Carvalho, doutora em Ciências da Saúde da pela Universidade Federal de Goiás destaca que  o âmbito biológico,  os alimentos que comemos e bebemos vão fornecer água, carboidratos, proteínas, gorduras, fibras, vitaminas, minerais e compostos bioativos que são necessários a todas as funções do nosso organismo, desde a respiração e batidas do coração, até o crescimento e manutenção dos nossos cabelos e unhas. “O que comemos influencia nosso comportamento, a nossa capacidade de concentração, de prestar atenção e realizar as nossas atividades do dia-a-dia, nosso humor, nosso sono. Ou seja, uma alimentação saudável, na qual fornecemos alimentos bem combinados e preparados, oferta nutrientes adequados para manter a saúde e prevenir doenças”, destaca Beatriz.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Tarologa-Dany-300-x-250

A nutricionista destaca que a alimentação é mais do que a ingestão de nutrientes, afinal temos visto que consumir suplementos isolados não exercem o mesmo efeito na saúde, por exemplo, estudos mostram que consumo de frutas e verduras gera proteção contra doenças do coração e alguns tipos de câncer, mas isso não acontece quando ingerimos suplementos que contenham os nutrientes isolados desses alimentos. Outro ponto importante é que alimentos isolados não conferem solução ou danos a saúde, o importante é o padrão alimentar que seguimos, por isso, é importante que a base da nossa alimentação seja saudável, com “comida de verdade”, alimentos in natura ou minimamente processados da forma que a natureza nos oferece.

Um dos focos da proposta do Dia Nacional da Saúde e Nutrição é destacar para a população que é preciso buscar uma alimentação que contemple mais a preocupação com a saúde ampla do individuo. “Essa alimentação saudável deve conter menor quantidade de alimentos industrializados ultra processados, que alteram a composição do alimento real e oferta grandes concentrações de sódio, açúcar, gordura e compostos químicos estranhos ao nosso corpo, que geraria desbalanço e, consequentemente, doenças”, destaca Beatriz.

Quer receber notícias no seu WhatsApp? Entre no grupo do Portal Panorama

Na prática do dia a dia é importante pensar alguns aspectos para uma nutrição mais adequada, confira as dicas da nutricionista:

-coma com regularidade;

  • coma devagar e desfrute o que está comento com atenção;
  • coma em local apropriado (limpo, confortável e tranquilo);
  • sempre que possível, compartilhe esse momento com familiares, amigos ou colegas, afinal, comer também é um ato social; 
  • faça suas compras em locais que vendam alimentos frescos/ in natura/ minimamente processados e, de preferência, produzidos localmente, para valorizar a sua região;
  • procure desenvolver, exercitar e partilhar habilidades culinárias, assim você conseguirá ter uma alimentação mais natural e saborosa. 

Por Estael Lima
Foto: Reprodução
Jornalismo Portal Panorama
panorama.not.br

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

× Como posso te ajudar?