Agenda Top Destaque

Dia da Consciência Negra é dia de reflexão e celebração em Jataí

Foto: Marcello Casal Jr
A programação do Novembro Negro em Jataí busca reafirmar o compromisso contra o racismo e conta com sarau, exposição, apresentações musicais e muito mais...

Hoje, 20 de novembro, é considerado o Dia da Consciência Negra no Brasil. Apesar de sua importância, a data não é considerada feriado nacional. Esse dia marca a morte de Zumbi, líder do Quilombo dos Palmares e símbolo da resistência contra a escravidão.

“Zumbi é um herói nacional e o único da história do Brasil que foi construído de baixo para cima, pelo povo, pela comunidade negra. Ele não é herói dos negros, pura e simplesmente, como se quer caracterizar, mas um herói da pátria. Ele está inscrito no Panteão da República e ainda não tem a reverência que deveria ter do Estado brasileiro”, disse o babalaô Ivanir dos Santos, da Comissão de Combate à Intolerância Religiosa (CCIR).

Para o presidente do Conselho Estadual dos Direitos do Negro (Cedine), Luiz Eduardo Negrogun, o dia é uma forma de celebrar a memória, a cultura e a ancestralidade dos negros.

“No momento que atravessamos hoje, quando o racismo está tão forte assim como a intolerância e violência religiosas, quanto enaltecemos esse legado, nós estamos dando uma opção para que as pessoas reflitam. Foi a unidade que fez esse país e é a unidade que vai nos manter”, disse Negrogun.

Pois bem, Jataí por gerações vem celebrando o povo negro e a ancestralidade africana. As memórias do Clube 13 de Maio e das festas da Consciência Negra são pedaços da história da cidade e dos afrodescendentes que, em sua diversidade, contribuem para que Jataí seja o que é.

Para reafirmar seu compromisso com a luta contra o racismo e toda forma de discriminação, diferentes coletivos e instituições se uniram na construção do Novembro Negro Jataí 2019. Algumas das atividades que compõem a programação do evento já ocorriam anualmente na cidade. Apesar disso, este ano, somaram-se esforços e harmonizaram-se agendas para dar visibilidade para a grandiosidade do que está acontecendo em torno desta temática.

Este é um momento histórico de celebração, com uma vasta programação que valoriza a diversidade do povo e fortalece o respeito às diferenças em nossa cidade. Há eventos para todos os públicos e todos estão convidados. Venha participar do Novembro Negro Jataí 2019 e fazer parte desta história.

Confira a programação do Jataí n’ Angola (projeto realizado através da Lei Municipal de Incentivo à Cultura) :

20 e 21 DE NOVEMBRO

  • Centro Cultural Basileu Toledo França
    • Das 08 às 11h e das 13 às 17h – Mostra de Cinema com os temas: Cultura Afro Brasileira e Consciência Negra.

21 DE NOVEMBRO

  • Feijoada da Cultura (evento fechado)

22 DE NOVEMBRO

  • Sarau Afro das 9 às 21h (Centro Cultural Basileu Toledo França)
  • Exposição “Sou Negro sou belo” (Casa da Criança Amor e Arte)
  • Danças afro e apresentações musicais.
    • 17h – Oficina de dança afro-brasileira
    • 19h – Roda de capoeira angola

23 DE NOVEMBRO

Centro Cultural Basileu Toledo França:

  • 8h30 – Oficina de dança afro-brasileira
  • 10h30 – Roda de capoeira angola
  • 14h – Bate-papo: os malês, a poesia de cordel e a musicalidade na capoeira angola
  • 15h – Oficina de capoeira angola

Museu Histórico Francisco Honório de Campos:

  • 19h30 – Batucada e Samba de Roda
    (trazer instrumento, bebida e/ou comida para compartilhar)
Foto: Divulgação

Enquete:

Você sabe quem são os dez vereadores jataienses eleitos em 2016?

Ver resultados

Carregando ... Carregando ...