Foto: Portal Panorama

O abandono de animais é crime, e é considerado uma forma de maus-tratos...
Colunista: Jackelyne Dutra – CRMV-GO 05767

Dezembro verde é o mês voltado à conscientização da sociedade em relação ao abandono de animais. Há o aumento de número de animais abandonados nos meses de dezembro a fevereiro, que é justamente onde ocorre o período de férias. A cor verde foi escolhida devido à questão ambiental, que também está relacionada aos animais. Esta campanha partiu de um protetor animal, chamado Alex Paiva, do Ceará.

O abandono de animais é crime, e é considerado uma forma de maus-tratos.

Mas afinal, por que as pessoas acabam abandonando um animal de estimação? Essa pergunta também possui diversas explicações, como mudanças de moradia ou ninhadas inesperadas. Famílias podem abandonar alegando dificuldades financeiras ou comportamento problemático do animal. Também são comuns justificativas como alergia de algum membro da família, nascimento de um filho, internação ou morte do tutor. E claro, as férias, por isso a necessidade do Dezembro Verde.

As denúncias de abandono e maus-tratos devem ser feitas à polícia militar ou Promotoria de Justiça (Ministério Público). De preferência acompanhadas de provas, que podem ser fotos, áudios, filmagens ou de testemunhas.

Um animal abandonado está vulnerável a diversas situações de risco, como atropelamentos, falta de higiene, dermatites, hemoparasitoses, fome, sede, viroses… entre outras.

Não abandone um animal, ele só tem você!

Colunista: Jackelyne Dutra – CRMV-GO 05767
Jornalismo Portal Panorama

Aviso importante:
O conteúdo exibido nesta seção (COLUNA), apresenta caráter meramente informativo. O Portal PaNoRaMa não se responsabiliza pelo conteúdo dos colunistas que assinam cada texto, nem pelas decisões baseadas nas opiniões e recomendações contidas nesta seção. Assim, o Portal PaNoRaMa se exime de qualquer responsabilidade pelos eventuais danos ou prejuízos, de qualquer natureza, que possam decorrer da utilização deste conteúdo, por qualquer meio ou processo, e para quaisquer fins.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE