Na manhã de hoje (25), o deputado José Carapô concedeu entrevista coletiva à imprensa jataiense. O tema era a estadualização do Hospital das Clínicas Dr. Serafim de Carvalho, em Jataí.
José Carapô comentou que o mau atendimento e a falta de insumos tem acontecido desde o início de seu mandato como vereador em Jataí.
Ele destacou que, juntamente com o atual governador do Estado, Ronaldo Caiado, levanta a bandeira da regionalização da saúde desde que empossado.
O deputado confirmou que a estadualização do HC vai acontecer e se efetivará no máximo até março do próximo ano.
“Agora sim ficou definido que de fato o Hospital das Clínicas vai ser estadualizado, vai ser recebido pelo Estado de Goiás, para que se faça uma gestão para atender todo o sudoeste goiano.”
Todo o imóvel e os equipamentos do hospital serão doados ao Estado de Goiás e este assumirá a gestão e os custos. O Município também deve ceder cerca de 200 servidores concursados para continuar prestando serviços no hospital.
O próximo passo envolve a Câmara Municipal, que deve aprovar a doação do imóvel e o convênio em relação aos servidores.
Hoje, o Hospital das Clínicas já assume papel regional, atendendo cerca de 13 municípios do sudoeste goiano. Segundo o deputado, com o investimento adequado pode atender até mais.
O parlamentar explicou que o Executivo Municipal deve poupar aproximadamente 15 a 20 milhões de reais anualmente com a estadualização. O dinheiro deve ser investido em outras áreas, especialmente na saúde básica.
“O prefeito tem por obrigação imediatamente abrir a UPA para voltar a prestar esse serviço à comunidade. Não tem qualquer desculpa para que a UPA não seja reaberta posteriormente ao Estado assumir o HC.”
Por fim, Carapô teceu críticas a atual gestão municipal, encabeçada pelo prefeito Vinícius Luz. “Esse é o legado do PSDB, muitas promessas e muita irresponsabilidade na hora de gerir o dinheiro público.”
Larissa Pedriel
Foto Capa: Alex Alves
Jornalismo Portal Panorama
panorama.not.br