Galeria de Vídeos Política Top Destaque

Deputado José Carapô confirma que estadualização do Hospital das Clínicas de Jataí deve se efetivar no início de 2020

Em entrevista coletiva realizada nessa manhã, o deputado afirmou que os preparativos para a estadualização já estão sendo feitos e que não haverá "desculpa" para não reabrir a UPA

Na manhã de hoje (25), o deputado José Carapô concedeu entrevista coletiva à imprensa jataiense. O tema era a estadualização do Hospital das Clínicas Dr. Serafim de Carvalho, em Jataí.

José Carapô comentou que o mau atendimento e a falta de insumos tem acontecido desde o início de seu mandato como vereador em Jataí.

Ele destacou que, juntamente com o atual governador do Estado, Ronaldo Caiado, levanta a bandeira da regionalização da saúde desde que empossado.

O deputado confirmou que a estadualização do HC vai acontecer e se efetivará no máximo até março do próximo ano.

“Agora sim ficou definido que de fato o Hospital das Clínicas vai ser estadualizado, vai ser recebido pelo Estado de Goiás, para que se faça uma gestão para atender todo o sudoeste goiano.”

Todo o imóvel e os equipamentos do hospital serão doados ao Estado de Goiás e este assumirá a gestão e os custos. O Município também deve ceder cerca de 200 servidores concursados para continuar prestando serviços no hospital.

O próximo passo envolve a Câmara Municipal, que deve aprovar a doação do imóvel e o convênio em relação aos servidores.

Hoje, o Hospital das Clínicas já assume papel regional, atendendo cerca de 13 municípios do sudoeste goiano. Segundo o deputado, com o investimento adequado pode atender até mais.

O parlamentar explicou que o Executivo Municipal deve poupar aproximadamente 15 a 20 milhões de reais anualmente com a estadualização. O dinheiro deve ser investido em outras áreas, especialmente na saúde básica.

“O prefeito tem por obrigação imediatamente abrir a UPA para voltar a prestar esse serviço à comunidade. Não tem qualquer desculpa para que a UPA não seja reaberta posteriormente ao Estado assumir o HC.”

Por fim, Carapô teceu críticas a atual gestão municipal, encabeçada pelo prefeito Vinícius Luz. “Esse é o legado do PSDB, muitas promessas e muita irresponsabilidade na hora de gerir o dinheiro público.”

Larissa Pedriel
Foto Capa: Alex Alves
Jornalismo Portal Panorama
panorama.not.br

Enquete:

Você sabe quem são os dez vereadores jataienses eleitos em 2016?

Ver resultados

Carregando ... Carregando ...