O jataiense Victor Freitas de Azeredo Barros afirma que “tem um fascínio peculiar em coletar experiências gastronômicas memoráveis ao redor do mundo” e fez disso um empreendimento de sucesso.
Barros é formado em Informática, com mestrado na USP e mudou-se para Portugal para cursar o doutorado, onde acabou tornando-se professor assistente na Universidade do Minho. O gosto por gastronomia, que começou ainda na infância, com a influência da família, levou o jataiense a apreciar restaurantes e pratos pelo Brasil e pelo mundo e hoje o faz contribuir para a divulgação da culinária com empreendimentos a partir dessa temática.
O crítico gastronômico já percorreu mais de 150 restaurantes e teve diversas experiências por todo Portugal e ainda coletou inúmeras experiências gastronômicas por cerca de outros 32 países, percorrendo cerca de 450 restaurantes, de todos os níveis, gostos e costumes. Nessa jornada, Barros fez contatos e amigos e em 2015 idealizou o Cooking in Portugal, uma experiência turística, gastronômica e cultural pelo norte de Portugal, na qual o crítico gastronômico transmite um pouco da sua experiência e paixão pela culinária portuguesa.
O roteiro de viagem, que acontece duas vezes ao ano, para grupos reduzidos, inclui todas as despesas e a visita a vários restaurantes portugueses com a vivência de experiências que vão da apreciação da comida, vinhos e azeites a oficinas temáticas com chefes renomados. A experiência dura sete dias e foi elaborada pelo empreendedor que também usou suas habilidades na área de informática para fundar a plataforma digital Cook.In, na qual compila um conjunto de experiências gastronômicas idealizadas por ele e por parceiros pelo mundo, permitindo assim, levar a todos um pouco destas experiências únicas que coletou durante toda a sua trajetória
Durante a pandemia gerada pela Covid-19, o roteiro ficou prejudicado para 2020 e Barros decidiu criar alternativas para seguir divulgando a gastronomia. Victor criou o podcast “Sabores e Viagens”, no qual ele e o empresário Guilherme Buest, conversaram com dezenas de pessoas com o objetivo de criar conteúdos que atendessem pessoas que buscam se informar, atualizar e se inspirar com histórias, experiências e curiosidades sobre turismo, cultura e gastronomia e ainda valorizar os profissionais e empresas num momento de tanta insegurança.
Durante a pandemia, Victor ainda criou a série de lives “Desafio Gastronômico pelo Mundo”, na qual 16 participantes brasileiros atuantes na indústria do turismo dos 05 continentes cozinharam ao vivo pratos típicos e consagrados internacionalmente de sua região e a websérie “Comidas Típicas do Brasil”, em parceria com o Jornal Diário do Grande ABC, que tem por objetivo desbravar a gastronomia brasileira e pode ser visto em várias plataformas virtuais.
Por Estael Lima
Foto capa: Acervo pessoal
Jornalismo Portal Panorama
panorama.not.br
Tenho gostado muito de acompanhar esse crítico Brasileiro, goiano e Jataiense!
O projeto é enriquecedor, além de delicioso!
Super recomendo!
Gostei muito da reportagem do crítico brasileiro, alem de enriquecedora e interessante !
Super recomendo!