Na noite de ontem (17), as redes sociais e grupos de mensagens jataienses estavam agitadas. Isso porque, uma fake news começou a circular causando confusão.
Tudo se iniciou quando um texto relatando um suposto acidente foi divulgado em nome da mídia “Rei das Notícias”, que tem como moderador Josiel Silva, e citado como fonte a TV Sudoeste, que tem como comunicador Cristiano Castro.
A notícia falsa viralizou uma vez que teve o corpo do texto alterado e a foto de um jovem que não veio a óbito publicada para ilustrar.
A medida que as pessoas tentavam entender o que de fato aconteceu, a notícia chegou até Cristiano Castro. O mesmo se pronunciou desmentindo a fake news:
“Venho através deste comunicado informar que a informação assim como o referido texto do “Rei da Notícias” onde o mesmo informa como fonte das informações repassadas assim também como a foto de um jovem que diz que foi vítima fatal de um acidente, não foi repassada pelo departamento de jornalismo da TV Sudoeste. Informamos ainda que não procede a informação e que o jovem da foto divulgada não morreu. […]”
Assim, o Panorama em busca de mais informações, entrou em contato com o gerenciador das mídias, Josiel Silva, que esclareceu não ter sido o responsável por divulgar a notícia falsa.
“Quero esclarecer que a única pessoa que produz ou reproduz as matérias jornalísticas que são postadas nos nossos grupos no whatsapp, no nosso site ou na nossa página no facebook, sou eu, Josiel Silva, e tal notícia de tal acidente não foi produzida ou reproduzida por mim pois como todos vocês que fazem parte dos nossos grupos de notícias no whatsapp como no facebook como no site sabem. […] Digo ainda que nas próximas horas estaremos indo à Justiça para representar contra as pessoas que estão divulgando notícias falsas usando o nome REI DAS NOTICIAS e também contra as pessoas que estão nos difamando nas redes sociais.”
Não se sabe ainda quem foi o responsável por produzir e divulgar a notícia falsa envolvendo o nome dos criadores de conteúdo.
Nós, da Equipe Panorama, recomendamos alguns cuidados na hora de compartilhar esse tipo de mensagem. Desconfie se a notícia for muito absurda. Fake news costumam pedir para serem compartilhadas e é muito comum usarem um tom alarmista.
[contact-form-7 id=”90997″ title=”Fake ou Fato”]
Larissa Pedriel
Foto Capa: Reprodução
Jornalismo Portal Panorama
panorama.not.br