Na terça (01), sete alunos e uma professora vivenciaram a experiência de serem cadeirantes e 40 alunos de serem deficientes visuais. Com esta ação foi possível perceber as dificuldades e limitações que as pessoas com necessidades especiais enfrentam, diariamente, em nossa sociedade.

Nos dias 01 e 02 de março o Comando do CPMG Nestório Ribeiro por meio da Coordenação de Atendimento Educacional Especializado – AEE realizou uma importante ação pedagógica com o intuito de possibilitar junto à comunidade escolar uma ampla reflexão sobre a inclusão. O projeto foi realizado em dois dias.

Na terça (01), sete alunos e uma professora vivenciaram a experiência de serem cadeirantes e 40 alunos de serem deficientes visuais. Com esta ação foi possível perceber as dificuldades e limitações que as pessoas com necessidades especiais enfrentam, diariamente, em nossa sociedade. Neste dia toda equipe pedagógica se envolveu no projeto; durante a aula de educação física, por exemplo, foi realizado um futebol de olhos vendados com uma bola adaptada para cegos.

No dia seguinte, foi realizada uma mesa redonda sobre a superação de pessoas com necessidades especiais, oportunidade na qual vários profissionais narraram sua história de vida, revelando como enfrentaram o preconceito na adolescência e se tornaram profissionais de sucesso. Participaram desta roda de conversa os Professores da Universidade Federal de Goiás – Regional Jataí, Dr. Vanderley Balbino – deficiente visual e Gilmar Marcelino – surdo, Senhora Patrícia Moreira Borges – Técnica Administrativa do Colégio Estadual João Roberto Moreira – cadeirante e o Professor de Libras do Instituto Federal de Goiás – Campus Jataí – Thabio de Almeida Silva.

Os relatos emocionaram os presentes e contribuíram de maneira significativa para a conscientização, respeito e ampliação dos conceitos de inclusão. Ainda possibilitou que a aluna Priscilla Barbosa Oliveira, de 14 anos, com necessidades especiais, conhecesse essas histórias.

A Capitã Selma Rodrigues – Comandante e Diretora do CPMG Nestório Ribeiro ressaltou que os exemplos de superação devem ser seguidos por todos, “Às vezes vemos tantos empecilhos em pequenas coisas, que nem nos damos conta que existem pessoas com dificuldades bem maiores que as nossas e que mesmo assim se dedicam e buscam a realização de seus sonhos”.

Fonte: Cabo Thiago Batista Assis – Divisão de Ensino CPMG – Nestório Ribeiro

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE