Consumo de abacate ajuda a diminuir colesterol ruim

Saúde e Bem Estar

Apesar de muitas pessoas não conhecerem, o abacate pode trazer diversos benefícios à saúde. Consumir cerca de 140 gramas da fruta por dia ajuda a reduzir os níveis de colesterol ruim, o LDL. Tal afirmativa foi confirmada por um estudo publicado no Journal of American Heart Association. Isso ocorre porque o abacate é rico em gorduras boas.

tonolucro

No estudo, avaliaram-se 45 pessoas com sobrepeso ou obesidade com idades entre 21 e 70 anos e sem problemas de saúde. Primeiramente, os participantes passaram por uma dieta tipicamente americana, ou seja, muita gordura (34%), muito carboidrato (51%) e 16% de proteínas. Esta fase durou duas semanas.

Logo após, os participantes ingeriram três tipos de dieta, por cinco semanas cada. Uma delas consistia em baixa quantidade de gorduras e sem abacate, a outra já tinha uma quantidade moderada de gorduras, mas também sem abacate e a última, com quantidade moderada de gordura e mais um abacate por dia.

Dessa forma, os pesquisadores puderam notar que o colesterol ruim baixou 13.5 mg/dL na dieta com o abacate se comparada com aquela tipicamente americana. Entretanto, ressaltam os médicos, o abacate não é uma fruta da qual se pode abusar, por isso há quantidades ideais para o consumo diário que normalmente são estipuladas por um nutricionista.

Entretanto, não é apenas este o benefício do abacate. Rico em vitamina C, possui função oxidante associada à neutralização de radicais livres e prevenção de alguns tipos de câncer e envelhecimento precoce. Contém ainda beta-sitosterol (BSS), um tipo de fitosterol, com estrutura semelhante ao colesterol e que age no intestino, inibindo a absorção do colesterol dietético, diminuindo o seu percentual no sangue.

Rosana de Carvalho – Site PaNoRaMa

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.