Por requerimento do vereador Major Davi Pires (PP) e como meta de alcance da presidente em exercício, Kátia Carvalho (SD), o Conselho de Ética finalmente foi formado na tarde desta quarta-feira (24) na Câmara Municipal de Jataí.
Os membros foram eleitos pelo quórum presente, o qual estava ausente apenas o vereador Adilson Carvalho (MDB).
Os escolhidos não poderiam ter processos ou penalidades administrativas, tampouco exercer a função da presidência. Assim, Kátia Carvalho, não participou.
Para Presidente do Conselho, houve um empate entre os vereadores Pastor Luiz Carlos (PSDB) e o Major Davi (PP). O desempate foi feito por idade, e o pastor foi eleito.
Por conseguinte, Major Davi assumiu como Vice-presidente e Relator, e Thiago Maggioni (PSDB) como membro. A vereadora Cida (PODE) foi eleita suplente.
O Conselho de Ética é uma demanda há muito tempo reivindicada, o Código de Ética e Decoro da Câmara existe desde 2009. E só agora, 10 anos depois, foi efetivado com a formação de hoje.
Devido aos recentes acontecimentos envolvendo ações de improbidade administrativa com dois vereadores em Jataí, a necessidade do mesmo se tornou ainda maior.
Lembrando que o Conselho pretende atuar paralelamente ao Judiciário e facilitar a apuração de irregularidades dentro da Casa.
Larissa Pedriel
Foto Capa: Vânia Santana / CMJ
Jornalismo Portal Panorama
panorama.not.br