Conscientização é o primeiro passo para acabar com a violência contra a mulher

Conscientização é o primeiro passo para acabar com a violência contra a mulher

A conscientização da sociedade é apontada como o primeiro e mais importante passo para acabar com o ciclo da violência contra a mulher. Entender que a violência não se limita à agressão física, mas inclui abusos psicológicos, morais, patrimoniais e sexuais, é essencial para que vítimas e testemunhas reconheçam situações de risco e busquem ajuda.

O silêncio ainda é um dos principais aliados da violência doméstica. Por isso, a orientação é clara: não se cale. Denunciar é um ato de proteção à vida e um caminho para interromper ciclos que, muitas vezes, se repetem por anos. A informação fortalece as mulheres, encoraja denúncias e mobiliza a rede de apoio necessária para garantir segurança e justiça.

Em Jataí, diferentes órgãos atuam no acolhimento e no atendimento às vítimas de violência contra a mulher. A Delegacia Geral de Polícia Civil pode ser acionada pelo telefone 64 3632-0701. O Juizado de Violência Doméstica também está disponível para orientações e medidas legais pelo número 64 99311-1518. Em situações de emergência, a recomendação é ligar imediatamente para a Polícia Militar, pelo 190.

A iniciativa integra uma campanha da Associação Comercial e Industrial de Jataí (ACIJ), que reforça seu compromisso social ao apoiar ações de conscientização e combate à violência contra a mulher. A mensagem central é objetiva: a consciência salva vidas e a denúncia é um passo decisivo para romper o ciclo da violência.

Por Gessica Vieira
Foto: Reprodução
Jornalismo Portal Pn7

Share this content:

Gessica Vieira

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.