Conheça os principais mitos sobre o que fazer na dieta

Saúde e Bem Estar

Todas as pessoas que estão ou pretendem fazer algum tipo de dieta, são bombardeados diariamente com informações sobre quais alimentos cortar e quais consumir. O pior ainda é que não há consenso nessa área, ou seja, se hoje, comer determinado alimento trás benefícios para a dieta e para a saúde amanhã ele já se torna um problema. Assim acontece com o ovo, carne vermelha e alguns tipos de carboidratos, por exemplo.

CAT- Saúde

Por conta disso, existe uma série de mitos que devem ser desmistificados, e assim, ter uma noção melhor do que realmente deve ser feito durante uma reeducação alimentar ou dieta. Lembrando sempre a necessidade do acompanhamento de um nutricionista e da rotina de prática de exercícios físicos.

Confira abaixo alguns desses mitos:

– Cortar completamente o chocolate ajuda na eliminação de peso. MITO. Segundo uma pesquisa realizada pela Nutracheck, 86% das pessoas que fazem dieta e mantém os doces, perdem peso, enquanto que aqueles que o eliminam completamente, tendem a fracassar com o seu objetivo. O ideal é comer pouco.

– Cortar laticínios a zero. MITO. Eliminar totalmente a ingestão de laticínios é bastante imprudente quando se deseja perder peso. Quem faz dieta e come entre 1.200 e 1.300 miligramas de cálcio ao dia perde mais peso do que aqueles que consomem menos cálcio, segundo a Universidade do Tennessee. Além dos benefícios do cálcio para o organismo.

– Passar fome ajuda a emagrecer. MITO. Provavelmente quem faz isso desconta comendo grandes quantidades de comida de uma vez só. Comer em pequenas porções regulares ajuda a manter o controle sobre a ingestão de calorias.

– Evitar o consumo de sementes, que engordam. MITO. Apesar das sementes terem muita caloria, se souber utilizá-las de forma correta, não haverá ganho de peso. São ricas em proteínas e fibras, que melhoram a saciedade, controlando a ingestão de comida.

– Não tomar café da manhã ajuda a emagrecer. MITO. Jamais deixe de tomar o café da manhã para perder peso. Quando se deixa de comer o desjejum, abaixa-se o nível de glicose no sangue e no meio da manhã torna-se mais difícil resistir a algo doce. Além de prejudicar a saúde.

– Beber dietéticos não faz mal. MITO. Pessoas que bebem muito dietético por semana são duas vezes mais propensas a ganhar peso do que aquelas que não bebem. Isso porque os adoçantes artificiais são muito mais doces do que o açúcar, o que, de acordo com especialistas, pode enganar o cérebro e fazê-lo querer ingerir mais açúcar.

– Comer alimentos com zero caloria ou com poucas ajuda a emagrecer. MITO. Comidas com baixa caloria ou até mesmo com zero tendem a ter açúcar e espessantes que são acrescentados para melhorar o sabor e a textura e por conta disso, podem conter o mesmo valor calórico, porém com menos valor nutricional.

– Dietas radicais são as melhores. MITO. Elas podem até funcionar em curto prazo, entretanto, acabam diminuindo o metabolismo e fazendo com que o corpo perda tecido muscular. Dessa forma, quando a pessoa sair da dieta, o seu corpo vai precisar de menos calorias, tornando-se mais propício do que antes o ganho de peso.

Rosana de Carvalho – Site PaNoRaMa

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.