Conheça os benefícios da melancia para sua dieta

Saúde e Bem Estar

Além de ser excelente para amenizar o calor, a melancia possui ainda diversos componentes que trazem benefícios à saúde. É uma fruta rica em vitaminas do complexo B e C, possui propriedades antioxidantes, além de fornecer energia para quem a consome. No Brasil, é encontrada com facilidade durante todo o ano, devido ao fato do plantio ser fácil e sem muita exigência, necessitando principalmente de um clima quente e solos mais arenosos para se desenvolver.

SESC

Em sua constituição, há 92% de água, mais existem também carboidratos, proteínas, vitaminas A, sódio, potássio, fósforo, cálcio e ferro. Além disso, de acordo com diversos nutricionistas, o suco feito com as sementes da melancia é vermífugo e diurético, evitando assim a retenção de líquidos pelo corpo. Sua casca também pode servir como tratamento para erisipela, no combate à febre e infecções das vias urinárias. Pesquisas recentes afirmam que a melancia também controla a pressão alta.

Por conta da grande quantidade de vitamina A encontrada na fruta, sua ingestão é eficaz no combate a processos inflamatórios, principalmente no pulmão. Por isso, especialistas recomendam ingerir pelo menos uma fatia média por dia. Outro ponto positivo da melancia é que ela proporciona aumento da libido por conter citrulina e na prevenção do câncer de próstata por conta da grande quantidade de licopeno, pigmento que dá cor vermelha à fruta e tem forte ação antioxidante, combatendo os radicais livres.

Rosana de Carvalho – Site PaNoRaMa

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.