Os chás são conhecidos por seus benefícios à saúde, como fortalecer a imunidade, melhorar a digestão e ajudar a reduzir o estresse. A bebida também faz bem para a pele, pois as ervas usadas no seu preparo são ricas em flavonóides, antocianinas, sais minerais, vitaminas e antioxidantes.
“Essas substâncias possuem ação anti-inflamatória, cobrem disfunções da pele e servem como tônico para a uniformização dos poros”, diz cosmetóloga.
A especialista recomenda tomar chás naturais todos os dias, quente ou gelado. O ideal é não usar adoçante, mel ou açúcar. “Se a pessoa estiver começando a consumir chás, pode fazer a bebida menos concentrada, com menor quantidade de ervas, até que o paladar se acostume com o gosto”, ela aconselha. Outra opção é apostar em sabores mais leves, como cidreira e hortelã.
De acordo com Heloisa, antes de comprar, é preciso verificar a procedência das ervas e checar se não há sujeiras, como terra e matinhos. “Por mais que o chá seja feito com água, o organismo precisa de água, então não substitua uma bebida pela outra, apenas faça o complemento”, ela acrescenta. Além disso, cuidado com os horários: no café da manhã, evite os chás que dão sono. Se for beber antes de dormir, prefira um que não seja estimulante.
Outra forma de aproveitar os chás para a saúde dermatológica é usá-los de forma tópica, ou seja, diretamente na derme. “Uma pele oleosa, por exemplo, beneficia-se do chá verde, pois tem efeito adstringente. Já a pele acnéica, que precisa de cicatrização, recebe bem a camomila, que tem ação anti-inflamatória”, explica a cosmetóloga.
O chá branco e de capim-limão possuem efeito detox, promovendo a limpeza dos poros e ajudando a controlar a oleosidade. O de hortelã promove a sensação de frescor. Mas atenção: antes de usar, é preciso saber qual o seu tipo de pele – oleosa, mista, ressecada ou normal – e o benefício que procura.
Para usar na pele, basta fazer a infusão, esperar esfriar e passar o líquido para um frasco. Use um algodão para fazer compressas e deixe agir por 15 a 20 minutos. Para retirar, lave o rosto com água e sabonete próprio. “Você até pode deixar o chá na pele e ir dormir, usando-o como tônico facial ou água termal”, comenta.
A mesma infusão também pode ser dissolvida em argila para fazer máscaras faciais. A única ressalva, segundo a especialista, é não utilizar o mesmo chá por muitos dias. “Use sempre infusões frescas, por até 4 dias, no máximo. E conserve o líquido na geladeira”, ela indica.
Fonte: Casa e Jardim
Foto: Pixabay / Scym / CreativeCommons
Jornalismo Portal Panorama
panorama.not.br