Como se prevenir de pernilongos e amenizar suas picadas

Saúde e Bem Estar

Com a chegada de um clima instável que envolve calor, chuvas e dias com a temperatura oscilando, os pernilongos aproveitam para incomodar e proliferar focos principalmente próximos a locais e casas com grandes vegetações, reservatórios de água, ou seja, criadouros.

CAT- Saúde

Um fator importante, é que os mosquitos estão mais presentes no início da manhã e final da tarde, o que vale considerar evitar locais suscetíveis em tais períodos e sempre fazer o uso de repelentes. Além disso, vale apostar nas dicas naturais e caseiras a seguir, que podem espantar e eliminar consideravelmente a presença dos indesejáveis pernilongos. Confira:

Fechar janelas e portas mais cedo: quando o fim de tarde se aproxima, no máximo 17h, vale fechar todas as janelas e portas abertas para evitar a entrada dos mosquitos que é muito comum nesse horário.

Tela nas janelas: instalar telas com velcro ou moldura de madeira é uma boa opção, já que são específicas para evitar a passagem de mosquitos e insetos pequenos como os pernilongos.

Raquetes elétricas de matar mosquitos: antes de entrar para um determinado cômodo, vale realizar uma vistoria e matar os mosquitos e pernilongos com a raquete.

Ventilador: O vento espanta e faz com que o inseto não incomode.

Repelentes elétricos de tomada e spray: são as formas mais comuns para espantar pernilongos, porém eles contém veneno e podem deixar um cheiro forte no ambiente.

Não deixe água parada: evitar deixar água parada na casa, já que os pernilongos colocam seus ovos nela e ainda favorece o aparecimento de mosquitos da dengue.

Desinfetante com cheiro de citronela: o cheiro da citronela é insuportável para os pernilongos. Vale providenciar vasinhos da planta para sua casa. Também é válido utilizar a citronela em formas de incensos, velas e repelentes, que deixam eles bem longe.

Talco no corpo: os mosquitos não gostam do cheiro e assim não se aproximam.

Uma dica extra para amenizar o desconforto e a coceira depois de ser picado pelo inseto, é passar um pouco de vinagre ou álcool sobre a picada.

Nayara Borges – Site PaNoRaMa

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.