CNH DIGITAL SUBSTITUI MESMO O DOCUMENTO OFICIAL? VEJA COMO SE CADASTRAR

CNH DIGITAL SUBSTITUI MESMO O DOCUMENTO OFICIAL? VEJA COMO SE CADASTRAR

3 meses atrás 0 Por Redação Portal PaNoRaMa

A CNH Digital nada mais é do que a versão eletrônica da Carteira Nacional de Habilitação, também conhecida como carteira de motorista. O documento é obrigatório a todos os que querem conduzir algum tipo de veículo automotor com duas rodas ou mais, como motos, carros, caminhões, ônibus e vans, em todo o território brasileiro.

Segundo dados do Ministério da Infraestrutura, responsável pelo Denatran (Departamento Nacional de Trânsito), 75 milhões de pessoas estão habilitadas a dirigir no Brasil e apenas 14 milhões usam a versão mobile, que funciona através do aplicativo Carteira Digital de Trânsito, desenvolvido pela Serpro (Serviço Federal de Processamento de Dados).

Quem pode usar a CNH Digital?

A versão digital já está disponível, sempre de forma gratuita, para motoristas de todos os estados e do Distrito Federal. Porém, só pode se cadastrar quem emitiu a CNH (seja para primeira habilitação, renovação ou segunda via) a partir de maio de 2017 e tem o QR Code impresso no seu verso. Se a sua carteira de motorista é anterior a essa data, não se preocupe: a nova versão será emitida na próxima vez que renovar o documento.

Vale lembrar que a CNH Digital tem exatamente a mesma data de validade da carteira física e funciona também de forma offline, ou seja, pode ser acessada mesmo sem conexão à internet. Por segurança, o motorista deve digitar uma senha de quatro dígitos criada por ele ou ativar o reconhecimento pela digital ou pela face nos telefones que trabalham com a tecnologia.

A CNH Digital tem a mesma validade jurídica que o documento convencional. Por isso, a versão digital tem todas as informações da física: foto, número de registro, RG, CPF, filiação, nome completo e data de nascimento. Portanto, ela equivale ao RG em qualquer lugar dentro do Brasil, no embarque em aeroportos e no acesso a órgãos públicos.

Como cadastrar a CNH Digital

O aplicativo Carteira Digital de Trânsito está disponível de forma gratuita para download tanto em aparelhos com sistema Android ou iOS. Depois de baixá-lo, você deve verificar se a sua carteira de habilitação foi emitida após maio de 2017 e já tem o código QR Code. Esse QR Code é também o código de segurança do documento, que não permite fraudes e falsificações.

  1. Depois de baixado, para ter acesso ao aplicativo, você precisa efetuar o cadastro na Conta de Acesso Único da Administração Pública Federal. Clique no botão azul ‘Entrar com gov.br’.
  2. Se você já tiver um cadastro, pode digitar o CPF e clicar em ‘Avançar’. Se não, clique em ‘Crie sua conta’.
  3. Agora, você pode prosseguir de diversas maneiras: validação facial no app Meu gov.br, Banco do Brasil, Internet Banking, número do CPF, certificado digital ou certificado digital em nuvem.
  4. Se optar pelo ‘Número do CPF’, clique em ‘Dados Cadastrais’ e informe o documento, nome completo, leia e concorde com os termos de uso e assinale que você não é um robô. Clique em ‘Avançar’.
  5. Agora, você precisa validar seus dados. Serão feitas algumas perguntas de segurança, como o mês e dia do nascimento, para que você assinale as alternativas corretas. Para ativar a conta, você deve escolher receber um código de seis dígitos por e-mail ou SMS. Ao receber o código, informe na caixa disponível.
  6. Por último, você deve cadastrar uma senha pessoal para acesso. Para fortalecer a sua segurança, tente incluir caracteres maiúsculos, minúsculos, números e símbolos. Repita a senha no campo seguinte e clique em concluir.

Agora, ao fazer o login, deve aparecer um menu com quatro símbolos: Habilitação, Veículos, Infrações e Educação.

Como validar o cadastro e inserir a CNH

Para cadastrar a CNH no aplicativo, você precisa validar seu cadastro através de uma das três opções: pelo certificado digital, pelo celular (reconhecimento facial) ou sem certificado digital. Clique em ‘Habilitação’ e, em seguida, em ‘Toque para baixar sua CNH’. O aplicativo vai informar os procedimentos para realizar a validação. Só é necessário realizar um dos procedimentos oferecidos.

Com certificado digital

  1. Ao escolher prosseguir na opção ‘Com certificado digital’, você deve acessar o Portal de Serviços do Denatran e efetuar o login com ‘Certificado digital’. Pressione ‘OK’.
  2. No menu lateral, abaixo de ‘Home’, clique em ‘Meus Dados’. No campo CNH, estará escrito em vermelho: Número da CNH não cadastrado. Clique em ‘Atualizar pendências’.
  3. Complete os dados que faltarem, como a Data de Nascimento, e o ‘Nº Registro CNH’, além do ‘Número de segurança’. Clique em alterar. O sistema vai informar que foi enviado um e-mail confirmando as alterações.
  4. No menu lateral, clique em ‘CNH Digital – Ativação’. Clique em ‘Ativar’. A mensagem ‘Você já está apto a utilizar o sistema CNH Digital’ deve aparecer.

Com reconhecimento facial

  1. Ao escolher prosseguir na opção ‘Validação pelo celular’, você deve clicar em ‘Conceder’ para permitir que o aplicativo tenha acesso à sua câmera. Após algumas informações sobre o reconhecimento, clique em ‘Vamos Começar’.
  2. Tire a CNH do plástico e enquadre o QR Code na margem disponível com uma boa iluminação. Você tem cinco tentativas. Se não conseguir, a validação através do reconhecimento facial não estará mais disponível e você terá que realizar a validação através do certificado digital ou pessoalmente no Detran.
  3. Depois que o QR Code for cadastrado, você tem 10 tentativas para cadastrar a biometria facial. Se não conseguir, a validação através do reconhecimento facial não estará mais disponível e você terá que realizar a validação através do certificado digital ou pessoalmente no Detran. O aplicativo pode pedir para você fechar os olhos, sorrir, acenar ou fazer outros movimentos simples.
  4. Agora, você deve fornecer o CEP do endereço informado ao Detran quando a CNH foi emitida ou renovada pela última vez. Clique em ‘Validar’. Para concluir, forneça seu número de telefone com DDD e preencha a chave de acesso cadastrada no aplicativo.

Sem certificado digital

  1. Ao escolher prosseguir na opção ‘Sem certificado digital’, você deve validar o seu cadastro no Detran em que emitiu sua CNH antes de prosseguir.
  2. Ao clicar no botão ‘Toque para baixar sua CNH’, você deve fornecer o número de registro da CNH e o código de segurança do documento. Clique em ‘Baixar CNH Digital’.
  3. Agora, você deve realizar o cadastro da chave de acesso com quatro dígitos numéricos. É com esta chave que você irá acessar/visualizar os documentos CNH Digital e CRLV Digital. Depois, o aplicativo vai dar a opção de utilizar o acesso através do leitor biométrico. Se quiser, pode seguir as orientações. Se não, basta clicar em ‘Não’.

Como consultar infrações na CNH Digital

Uma outra funcionalidade do aplicativo é a possibilidade de visualizar as infrações de trânsito que foram cometidas pelo condutor ou com o seu veículo. Se o órgão autuador do Estado aderiu ao Sistema de Notificação Eletrônica (SNE), o motorista pode optar por ter até 40% de abatimento no valor das multas recebidas pelo aplicativo. Mesmo que o condutor não opte pelo benefício, as multas ainda podem ser visualizadas.

  1. Clique em ‘Infrações’ e escolha entre ‘Por Infrator’ e ‘Por Veículo’. Na primeira opção, serão disponibilizadas todas as multas do cidadão infrator, na qual você, o usuário logado no aplicativo, é o infrator. Na segunda, as multas estarão agrupadas pelo veículo do qual você é o proprietário.
  2. Ao visualizar as infrações, elas estarão agrupadas em ‘Vencidas’, ‘A Vencer’ e ‘Pagas’. Depois que clicar em uma das multas, você saberá detalhes sobre ela: motivo, data, hora, valor, etc.
  3. No rodapé, você pode escolher entre ‘Solicitar Boleto’, ‘Desconto 20%’, ‘Desconto 40%’, ‘Visualizar Boleto’, ‘Informar Real Infrator’, ‘Situação da Infração’ ou ‘PDF da Infração’. Finalize como preferir.

Por Camila Corsini
Foto: Divulgação
Jornalismo Portal Panorama
panorama.not.br