Clínica Tecnológica movimenta 43ª Expaja

Notícias
Danival Vieira de Freitas, coordenador de Desenvolvimento e Inovação Tecnológica da UFG, Regional Jataí. (Foto: Adriana Vilela)
Danival Vieira de Freitas, coordenador de Desenvolvimento e Inovação Tecnológica da UFG, Regional Jataí. (Foto: Adriana Vilela)

Durante a 43ª Exposição Agropecuária de Jataí, além do circuito de palestras, dinâmicas, shows, rodeio e outros eventos, acontece também a Clínica Tecnológica. Trata-se de um macroprojeto de tecnologia e inovação desenvolvido em algumas cidades do país, como Viçosa, Piracicaba e Botucatu conhecido como Parque Científico e Tecnológico. Jataí é a quarta cidade a receber este projeto, conhecido como JataíTec, importante para o setor do agronegócio.

De acordo com Danival Vieira de Freitas, coordenador de Desenvolvimento e Inovação Tecnológica da UFG, Regional Jataí, dentro deste macroprojeto está a Clínica Tecnológica, neste ano instalada dentro da JataíAgro na Expaja. O intuito é oferecer ao produtor rural informações que possam subsidiá-lo a incrementar sua produção, melhorando a eficiência e reduzindo os custos. Além disso, é uma forma de ter acesso a informações que antes eram mantidas em artigos científicos ou em bancos de patentes, por meio da ajuda de pesquisadores e professores da UFG.

A Clínica Tecnológica teve início ontem (08) e está dividida em quinze áreas de atendimento, como por exemplo, fitopatologia, entomologia, fitotecnia, profissionais na área de solos, que trabalham com caracterização físico e química do solo e interpretação de laudos e análises químicas de solos e olericultura, atendendo principalmente a agricultura familiar. Na parte animal, há o atendimento nas áreas de piscicultura, ovinocultura, produção leiteira e de corte e nutrição de ruminantes. Além disso, há profissionais para atender nas áreas de controle de plantas daninhas e aplicação de defensivos, e orientação na área de mecanização agrícola.

Este evento acontecerá até amanhã (10) até às 18 horas. Ainda segundo Danival, trata-se de um evento inovador dentro da Expaja, que envolve o Sindicato Rural, Sebrae/GO, UFG e AJE Jataí. Para o próximo ano, a expectativa é de que todo o sistema “S” também participe, ou seja, presença do Senac, Senar e Senai, contribuindo com esta clínica. Tudo isso para fazer com que a Expaja apresente algo diferente de outras exposições, aliando o conhecimento e inovação à prática, ou seja, levando até o produtor tudo isso, para que o mesmo tenha melhor eficiência, com custos menores e alavanque a sua produção.

Rosana de Carvalho
Fotos: Adriana Vilela
Jornalismo Portal Panorama

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.