Cientistas relacionam obesidade e ansiedade e encontram forma de aliviá-la
Há algum tempo os cientistas vêm relacionando a obesidade com o surgimento da ansiedade. No entanto, de acordo com estudos já feitos, uma vez que o comportamento ansioso induzido pela obesidade começa, apenas a perda de peso não o reverte.
No entanto, em um estudo publicado na revista científica Cell Metabolism, perceberam que o segredo para desvendar esse mistério pode estar nas células cerebrais dessas pessoas.
Os cientistas induziram a obesidade em ratos usando uma dieta rica em gorduras. Esse tipo de alimentação leva às células de diversos órgãos a entrar em senescência, um dos últimos estágios de envelhecimento.
No caso do estudo, eles focaram nas células senescentes localizadas no cérebro dos animais: quando elas foram removidas com técnicas farmogenéticas, o comportamento ansioso dos ratinhos diminuiu, mesmo sem mudanças em seu peso.
Ainda não se sabe ao certo como a ligação entre o acúmulo de gordura e o surgimento de mais células senescentes ocorre, mais estudos precisam ser feitos, até para entender como isso pode ser aplicados em humanos.
Fonte: UOL
Foto Capa: Internet
Jornalismo Portal Panorama
Share this content:

