Chuva de meteoros pode ser vista em Goiás nesta madrugada

Chuva de meteoros pode ser vista em Goiás nesta madrugada
Chuva de meteoros pode ser vista em Goiás nesta madrugada (Foto: Pixabay)

Um chuva de meteoros poderá ser vista de Goiás neste final de semana. Luciene da Silva, que é mestra e doutora em Astronomia pela Universidade Federal de Goiás (UFG), explica que o fenômeno não é considerado raro e, somente neste mês de julho, poderá ser visto três vezes em todo o hemisfério Sul.

De acordo com a especialista, na madrugada desta sexta-feira (29) será possível ver um pico da chuva, conhecido como “Piscis Autrinídeos”. Já na madrugada de sábado (30), ocorrerá o “Delta Aquariids do Sul”. Ambas recebem esses nomes pois acontecem na região das constelações de Peixes e de Aquário.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“Essas duas chuvas de meteoro são fracas e difíceis de ver. Em lugares muito iluminados como Goiânia e outras cidades é praticamente impossível de se ver devido à poluição luminosa. Mas vale dizer que a chuva de meteoros costuma durar várias horas. A dessa madrugada começará às 23h e vai acontecer até cerca de 4h da manhã”, avisa Luciene.

A doutora afirma que para assistir à chuva de meteoros não é necessário usar instrumentos, como telescópios. “Quem estiver em algum lugar mais escuro, sem tantas luzes, basta se acomodar em algum lugar, relaxar deitado mesmo e observar os rastros luminosos”, orienta.

A previsão do tempo indica tempo estável e sem prognóstico de chuva, o que é bastante positivo para a observação do céu, conforme o Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (CimehGO).

O que é uma chuva de meteoros?

De acordo com a especialista, uma chuva de meteoros acontece quando a Terra, enquanto percorre sua órbita ao redor do Sol, atravessa uma espécie de trilha de detritos, como um resíduos de cometas. Essa poeira ou pedaços de rochas que estão à deriva, atravessam a atmosfera do nosso planeta, se aquecem devido à onda de choque causada pela entrada na Terra, provocando um rastro luminoso.

Segundo Luciene, os tais rastros luminosos são as famosas estrelas cadentes. Durante a chuva de meteoros a incidência desses objetos luminosos é grande e, em alguns casos, há algumas dezenas de eventos por hora. “Vale até fazer pedido, mas esses pedidos estarão sendo feitos para pequenos pedaços de rochas e podem não se realizar”, brinca a especialista.

Fonte: Mais Goiás
Foto: Pixabay
Jornalismo Portal Panorama
panorama.not.br

Share this content:

Redação Portal PaNoRaMa

O Portal PaNoRaMa um dos pioneiros na área de cobertura de eventos e notícias de Jataí - Goiás, lançando uma forma única de trabalho e divulgação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.