O câncer de próstata é mais comum em homens com idade acima de 65 anos, porém, quando diagnosticado e tratado logo no início, as chances de cura chegam a alcançar 90%.

Durante todo o mês passado foi realizada a campanha Outubro Rosa sobre prevenção do câncer de mama. Agora neste mês ocorre a campanha Novembro Azul com o intuito de conscientizar e informar os homens sobre o câncer de próstata. Segundo a ONG britânica Cancer Care, esta doença é responsável pela morte de 307 mil homens todos os anos no mundo.

O câncer de próstata é mais comum em homens com idade acima de 65 anos, porém, quando diagnosticado e tratado logo no início, as chances de cura chegam a alcançar 90%. A próstata é uma glândula localizada na parte baixa do abdômen e produz cerca de 70% do sêmen, representando um importante papel na fertilidade masculina.

Para diminuir o risco desta doença, especialistas recomendam uma dieta rica em frutas, verduras, grãos, cereais integrais e com menos gordura, principalmente aquelas de origem animal. Além disso, é recomendável realizar no mínimo 30 minutos diários de atividades físicas, diminuir o consumo de álcool e não fumar.

Outra medida necessária diz respeito à realização de exames de rotina, os quais são recomendados principalmente para homens com mais de 45 anos, segundo a Sociedade Brasileira de Urologia. Os exames mais comuns para detectar o câncer de próstata são o PSA ou o toque retal. Além disso, os sintomas mais comuns deste câncer são dificuldade de urinar e frequência urinária alterada ou diminuição da força do jato de urina.

Rosana de Carvalho – Site PaNoRaMa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE