Calor intenso e risco de tempestades colocam Jataí em alerta neste sábado

Calor intenso e risco de tempestades colocam Jataí em alerta neste sábado

O Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo) divulgou o Boletim  com a previsão do tempo para este sábado, 21 de fevereiro, em Jataí e em todo o estado de Goiás. O cenário indica sol e variação de nebulosidade ao longo do dia. No entanto, a combinação entre o aumento da umidade e o forte calor diurno deve favorecer a formação de áreas de instabilidade.

Em Jataí, a previsão aponta possibilidade de pancadas de chuva isoladas, típicas de verão. O volume estimado é de 10 milímetros. As temperaturas devem variar entre 19°C e 31°C, ou seja, não há previsão de frio. A umidade relativa do ar oscila entre 50% e 95%, mantendo o ar mais úmido ao longo do dia.

Apesar da presença do sol em parte do período, o Cimehgo alerta que as instabilidades podem provocar tempestades isoladas em diversas regiões do estado. Essas ocorrências podem vir acompanhadas de rajadas de vento de intensidade moderada a forte, descargas elétricas e eventual queda de granizo em pontos específicos.

Alerta para tempestades em Goiás

O boletim destaca risco potencial para ocorrência de tempestades em 198 dos 246 municípios goianos. As chuvas podem atingir entre 30 e 40 milímetros por hora ou superar 60 milímetros por dia em algumas localidades. Além disso, há possibilidade de ventos acima de 60 km/h.

Diante desse cenário, o órgão orienta que a população fique atenta às mudanças rápidas nas condições do tempo, pois podem ocorrer alagamentos, queda de árvores e transtornos pontuais tanto na área urbana quanto na zona rural.

Como ficam as demais regiões

No panorama estadual, todas as regiões apresentam previsão semelhante: sol com variação de nebulosidade e possibilidade de pancadas de chuva.

Na Região Sudoeste, onde está localizado Jataí, a previsão indica até 30 milímetros de precipitação, com temperaturas entre 19°C e 31°C e umidade variando de 50% a 95%. Já nas regiões Norte e Central, o volume pode chegar a 45 milímetros, enquanto no Oeste e Sul a estimativa é de até 40 milímetros. As máximas podem alcançar 33°C em algumas áreas, reforçando o padrão de calor típico desta época do ano.

Municípios como Rio Verde, Mineiros e Caiapônia também devem registrar sol, aumento de nuvens e possibilidade de chuvas isoladas, com temperaturas próximas às previstas para Jataí.

Risco de incêndios é considerado baixo

O prognóstico de risco potencial de incêndios, com base no chamado “Fator 30-30-30” — que considera temperatura acima de 30°C, umidade abaixo de 30% e ventos moderados a fortes — não aponta municípios em condição crítica para este sábado. O número de cidades classificadas como críticas é zero.

Além disso, o Cimehgo segue monitorando os principais mananciais do estado. O Rio Araguaia apresentou melhora nos níveis em cidades como Aragarças e Aruanã. O Rio Meia Ponte também registrou alta na região de Goiânia, reflexo das chuvas recentes.

Por Gessica Vieira
Foto: Suzy Silva
Jornalismo Portal Pn7

Share this content:

Gessica Vieira

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.