Calendário de vacinação para 2016 sofre alterações

O Ministério da Saúde anunciou na última semana, por meio da Nota Informativa nº 149, alterações no calendário de vacinação para o ano de 2016. As mudanças afetam bebês e meninas até 14 anos.
Dessa forma, o esquema de vacinação contra HPV, pólio, meningite e pneumonia, por exemplo, foi alterado para garantir, segundo o secretário de Vigilância em Saúde do Ministério, Antônio Nardi, melhor atualização na indicação das vacinas, além de ser um processo rotineiro motivado pela alteração epidemiológica do país.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Neste contexto, destaca a vacina contra a hepatite B, já que sua oferta será ampliada à população, independentemente de idade ou condições de vulnerabilidade. Isso porque, com o aumento da expectativa e da qualidade de vida da população idosa, com atividade sexual em ascensão, aumenta-se também o risco de contaminação por doenças sexualmente transmissíveis.
Confira abaixo as principais mudanças:
HPV
Como era: 2 doses para meninas de 9 a 13 anos com intervalo de 6 meses; 3ª dose 5 anos depois.
Como fica: 2 doses com intervalo de 6 meses para meninas de 9 a 13 anos.
Poliomielite
Como era: injeção aos 2 e 4 meses e gotinha aos 6 meses. 2 doses de reforço aos 15 meses e aos 4 anos (ambas de gotinha).
Como fica: muda somente que a 3ª dose passa ser a injetável.
Pneumonia
Como era: 3 doses (2, 4 e 6 meses de idade) e reforço entre 12 e 15 meses.
Como fica: 2 doses – aos 2 e 4 meses e um reforço aos 12 meses.
Meningite
Como era: 2 doses, aos 3 e 5 meses de idade, com reforço aos 15 meses.
Como fica:2 doses, aos 3 e 5 meses de idade, com reforço aos 12 meses.
Vale ressaltar que para quem já tomou alguma das doses, basta seguir o novo esquema de agora em diante. Já no caso da pólio, quem tomou a 3ª dose por gotinha está dispensado de tomar a injetável.
Rosana de Carvalho – Site PaNoRaMa
Share this content: