O dia 21 de junho foi instituído pelo governo estadual como o Dia Estadual de Combate e Prevenção ao Assédio Moral e Sexual nas relações de trabalho.
A lei 20.470 também definiu que campanhas de prevenção, conscientização e combate “ a todos os tipos de violência moral e sexual, no âmbito de todas as relações de trabalho existentes no Estado” seriam promovidas na data.
Segundo pesquisas do datafolha, 42% das mulheres já sofreram algum tipo de assédio sexual. As consequências para a vítima são inúmeras, como o sofrimento psicológico, diminuição de motivação, a perda de auto-estima, isolamento e até mesmo doenças físicas e mentais derivadas do stress, como abuso de drogas e álcool.
Confira: Ex-vereador João Rosa é acusado de abuso sexual
Inúmeras instituições, tanto nacionais quanto goianas, como a UFG, a FENAMP (Federação Nacional dos Trabalhadores dos Ministérios Públicos dos Estados), o TRT (Tribunal Regional do Trabalho) e o TCMGO (Tribunal de Contas dos Municípios do Estado de Goiás) já fizeram campanhas, palestras e movimentos contra o assédio em suas mais diversas formas.
A medida aprovada pelo atual governador de Goiás, Ronaldo Caiado (DEM), é um passo tímido porém necessário para o combate a essa prática tão comum no dia a dia brasileiro.
Thaysa Alves
Foto Capa: Internet
Jornalismo Portal Panorama
portalpanorama.not.br