Caiado critica PEC da Blindagem e pede rejeição no Senado: “Convite ao crime organizado”

Caiado critica PEC da Blindagem e pede rejeição no Senado: “Convite ao crime organizado”

O governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil), criticou nesta quinta-feira (18/9) a aprovação da chamada PEC da Blindagem pela Câmara dos Deputados e pediu que o Senado rejeite a proposta. Para o chefe do Executivo goiano, o texto rompe a relação entre Parlamento e sociedade e pode abrir espaço para a proteção de facções criminosas.

A proposta, também conhecida como PEC das Prerrogativas (PEC 3/2021), estabelece que deputados e senadores só poderão ser processados criminalmente no Supremo Tribunal Federal (STF) com autorização prévia das respectivas Casas Legislativas. Críticos afirmam que a medida cria barreiras adicionais ao combate à corrupção e dificulta a responsabilização de parlamentares.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Em declaração contundente, Caiado alertou para os riscos da aprovação. “Ela é um convite para o crime organizado entrar no Congresso pela porta da frente, disputando voto nas urnas, para proteger os chefes das facções do alcance da Justiça”, afirmou.

A votação da PEC ocorreu em duas rodadas rápidas, concluídas na madrugada de quarta-feira (18/9), após uma manobra que permitiu participação remota de parlamentares. Com a aprovação na Câmara, o texto segue agora para análise do Senado Federal.

Nas redes sociais, Caiado classificou a proposta como um retrocesso e defendeu que os senadores derrubem a medida. “Confio que o Senado corrija o erro da Câmara. Essa PEC representa consequências nefastas para a política nacional”, escreveu.

Por Victor Santana Costa
Foto: Reprodução
Jornalismo Portal Pn7

Share this content:

Víctor Santana Costa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.