Brasil fica em 89º em ranking mundial que mede velocidade da internet

Sem categoria

De acordo com um relatório produzido pela empresa Akamai, a média mundial da velocidade da internet é de 4,5 Mbps, representando um aumento de 20% em relação ao último ano. Apesar desse aumento, o Brasil ocupa, entre os 132 países analisados, a 89ª posição, ficando atrás de países como Colômbia, Equador e Argentina.

A média nacional é de 3 Mbps, valor muito distante dos líderes do ranking como a Coréia do Sul, Hong Kong e Japão, que chegam a 22,2, 16,8 e 15,2 Mbps respectivamente. Na América do Sul, destaque para o México, que apresenta 4,5 Mbps, Chile e Uruguai com 5 e 5,9 Mbps respectivamente, ou seja, todos com velocidade média igual ou superior a mundial.

Ainda segundo o levantamento da Akamai, apenas 1,9% dos acessos no Brasil são com velocidade acima de 10 Mbps. Isto é um fator limitante para que o consumidor tenha acesso a serviços de vídeo de streaming em alta definição ou transmissão em 4k, por exemplo. Já em Hong Kong, 79% dos acessos à rede são feitos em links com velocidade superior a 10 Mbps.

Sobre os acessos de dispositivos móveis, houve uma ligeira melhora na velocidade média do link de internet. Passou de 1,5 Mbps no terceiro trimestre de 2014 para 1,8 Mbps no quarto trimestre do ano passado. Apenas 2,2% da população tem velocidade média acima de 4 Mbps. Neste quesito, a maior velocidade média aferida foi registrada no Reino Unido com 16 Mbps.

Rosana de Carvalho – Site PaNoRaMa

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.