Bolso cheio no Natal? Brasileiros ainda podem sacar R$ 161 milhões até dia 29

Bolso cheio no Natal? Brasileiros ainda podem sacar R$ 161 milhões até dia 29

Inicialmente, o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) alertou que 154,18 mil trabalhadores ainda não sacaram o abono salarial do ano-base de 2023. Atualmente, o prazo termina no dia 29 de dezembro deste ano. Portanto, o governo ainda mantém R$ 161 milhões disponíveis para pagamento.

Além disso, os trabalhadores podem realizar o saque na Caixa Econômica Federal ou no Banco do Brasil. No entanto, o calendário se encerra definitivamente em 29 de dezembro de 2025.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
GOIÁS NO CAMINHO SEGURO | GOVERNO DE GOIÁS

Quem tem direito ao benefício

Em primeiro lugar, o abono salarial atende trabalhadores da iniciativa privada e servidores públicos. Além disso, o profissional precisa ter atuado formalmente por, no mínimo, 30 dias em 2023. Ainda assim, a remuneração mensal não pode ultrapassar dois salários mínimos, o equivalente a R$ 2.640.

Por outro lado, o trabalhador também precisa estar inscrito no programa há pelo menos cinco anos. Portanto, quem não cumpre esse critério fica fora do pagamento.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Importância do envio correto das informações

Nesse contexto, o empregador precisou informar os dados do trabalhador na Rais até 15 de maio de 2024. Da mesma forma, no eSocial, o prazo terminou em 19 de agosto de 2024. Caso contrário, o pagamento ocorrerá apenas no próximo exercício.

Assim, muitos trabalhadores ainda não receberam o valor neste ano. Enquanto isso, o MTE orienta atenção aos prazos.


Valores e como consultar

Quanto aos valores, o abono varia conforme os meses trabalhados em 2023. Desse modo, o benefício vai de R$ 127 até R$ 1.518, valor equivalente a um salário mínimo.

Além disso, o trabalhador pode consultar o direito ao benefício pelo aplicativo Carteira de Trabalho Digital. Alternativamente, também é possível acessar o portal gov.br. Dessa forma, a plataforma informa tanto a elegibilidade quanto o valor disponível.


Balanço dos pagamentos

De acordo com o MTE, 26.537.812 trabalhadores tiveram direito ao abono salarial no calendário de 2025. Desse total, 99,42% já realizaram o saque. Assim, o montante pago chegou a R$ 30,6 bilhões.

Ainda assim, 154.180 pessoas não retiraram o benefício. Portanto, esses trabalhadores concentram os R$ 161 milhões que seguem disponíveis.


Mudanças previstas para 2026

Por fim, a partir de 2026, novas regras vão alterar o acesso ao abono salarial. Com isso, menos pessoas terão direito ao benefício. Além disso, o governo federal promoveu a mudança como parte de ajustes na política do programa.

Por Gessica Vieira
Foto: Reprodução
Jornalismo Portal Pn7

Share this content:

Gessica Vieira

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.