Avaliação corporal pelo método da Bioimpedância: conheça mais sobre esta tecnologia que está revolucionando o treino nas academias

Saúde e Bem Estar

O método conhecido como Bioimpedância ou Impedância Bioelétrica (BIA) baseia-se na condução de uma corrente de baixa intensidade pelo corpo da pessoa. Dessa forma, tem como objetivo mensurar o quanto de massa gorda e magra o indivíduo possui, ou seja, é uma análise da quantidade de água, músculo e gordura no corpo de cada um.

NUMBERS-300x250

Por isso, ao analisar os dados dessa avaliação, é possível fazer o correto diagnóstico de peso corporal, avaliando, por exemplo, se a pessoa está inchada ou se realmente é excesso de peso. Além disso, por meio deste método é possível fazer uma avaliação nutricional de pacientes com inúmeras doenças, como aquelas cardiovasculares, dislipidêmicas e diabéticas, por exemplo, que comprometem a estrutura corporal e a nutrição.

De acordo com o Consenso Latino Americano de Obesidade, este método foi considerado como apurado para avaliação da composição corporal. Além disso, a BIA utiliza-se de um procedimento não invasivo, é rápido, com boa sensibilidade e indolor, em que uma corrente elétrica de baixa amplitude passa pelo corpo por meio de dois pares de eletrodos adesivos colocados na mão e no pé direito. Dessa forma, quanto maior o percentual de gordura, maior será a dificuldade para que a corrente atravesse o corpo. Por isso, por meio da Bioimpedância é possível saber com precisão o peso, a massa de músculo esquelético, massa de gordura corporal, água corporal total, IMC e outros componentes que auxiliarão o nutricionista a programar melhor a alimentação e os exercícios físicos para cada indivíduo.

Em Jataí, venha fazer uma avaliação corporal pelo método da Bioimpedância na Clínica Renovare com a nutricionista Ana Beatriz Maluf – CRN 2367. Telefone: 3636-6523

Rosana de Carvalho – Site PaNoRaMa

16eca5_71ab987684e043a2bffcbc0fd29e5e77

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.