Autoridades prestigiam a abertura da TECNOSHOW COMIGO 2014

Autoridades prestigiam a abertura da TECNOSHOW COMIGO 2014

7 de abril de 2014 0 Por Alex Alves

A 13ª edição da TECNOSHOW COMIGO foi aberta na manhã desta segunda-feira, 07, em Rio Verde, sudoeste goiano. Dezenas de autoridades prestigiaram o evento que segue até a próxima sexta-feira. Destaque para as presenças do ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Neri Geller; do governador de Goiás, Marconi Perillo; do vice-governador José Eliton Júnior, do prefeito de Rio Verde, Juraci Martins; da senadora Lúcia Vânia e dos deputados federais Ronaldo Caiado e Heuler Cruvinel.

A solenidade foi aberta com o pronunciamento do presidente da Cooperativa Agroindustrial dos Produtores Rurais do Sudoeste Goiano (COMIGO), Antonio Chavaglia. Ele ressaltou a força do agronegócio nacional e lembrou as dificuldades que os produtores estão enfrentando em função de deficiências de infraestrutura para escoamento da produção. “Além de tudo isso, os produtores rurais, que investem cada vez mais em tecnologia, estão tendo muitas dificuldades para ter renda compatível com sua necessidade” disse.

O presidente da COMIGO fez duras críticas a ação do governo federal pela falta de adoção de políticas públicas que estimulem o agronegócio nacional. Ele citou ainda os altos custos que o produtor tem no combate as pragas e adoção de novas tecnologias, elevando acentuadamente os custos de produção. “Nesse cenário, ainda somos obrigados a pagar impostos elevados e viver num contexto de falta de segurança jurídica no País.”

O presidente da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), Márcio Lopes de Freitas falou em seguida e elogiou o trabalho dos promotores da TECNOSHOW COMIGO, dizendo que a Feira é uma referência nacional e retrata com perfeição a força do agronegócio brasileiro. Márcio criticou também a questão da carga tributária pesada que prejudica acentuadamente o produtor rural brasileiro.

José Mario Schreiner, presidente da Federação da Agricultura do Estado de Goiás (Faeg) fez um pronunciamento ressaltando a evolução da produtividade do setor agropecuário nacional. “Somos o setor mais moderno da economia brasileira e evoluímos a cada dia que passa, oferecendo produtos de alta qualidade e a preços acessíveis. Na contramão desse crescimento do agronegócio nacional aparece a logística do País, com problemas graves na oferta de energia e sem estradas e ferrovias de qualidade”, disse.

O deputado federal Ronaldo Caiado também fez um pronunciamento na abertura da TECNOSHOW COMIGO, representando a Frente Parlamentar do Cooperativismo. Caiado pediu ao ministro da Agricultura, Neri Geller, que ajude o produtor rural brasileiro a vencer os desafios que se apresentam para o aumento da produtividade. O parlamentar citou ainda as deficiências que o Brasil apresenta na oferta de energia e na falta de hidrovias e ferrovias. Ele citou ainda que a falta de aprovação, por parte do governo federal, do uso de agroquímicos genéricos na agricultura tem prejudicado acentuadamente o produtor.

O deputado federal Heuler Cruvinel falou representando a Comissão de Agricultura da Câmara dos Deputados pediu ao ministro que ajude na defesa junto ao governo federal da duplicação da BR-452, de Rio Verde até Itumbiara, e ainda a consolidação do ramal da ferrovia Norte-Sul que passará pelo sudoeste goiano. O pronunciamento da senadora Lúcia Vânia foi marcado por duras críticas ao governo federal pela insistência em governar via medidas provisórias. Como positivo, a parlamentar citou os avanços alcançados no que se refere aos financiamentos para a classe produtora através do FCO, Fundo Constitucional do Centro-Oeste.

O prefeito de Rio Verde, Juraci Martins, destacou a qualidade da TECNOSHOW COMIGO e a importância que ela assume a cada ano que passa no cenário de eventos do agronegócio nacional. Juraci aproveitou a presença do governador para pedir que ele ajude Rio Verde a ter a sua Plataforma Multimodal. O ministro da Agricultura, Neri Geller fez um discurso na qual reconheceu como justas as reivindicações feitas pelas autoridades que discursaram na solenidade e enumerou as conquistas do setor, principalmente no que se refere ao atual Plano de Safra, que, segundo ele, dá ao produtor rural a garantia de financiamentos na ordem de R$ 6 bilhões, com taxa de juros mais acessíveis. “O governo também está disponibilizando R$ 500 milhões para compra de equipamentos de irrigação” disse. Sobre as dificuldades que a região vem encontrando por causa de deficiências da CELG, no fornecimento de energia para as propriedades rurais, o ministro prometeu interceder junto à Eletrobrás para ajudar a resolver o problema.

O governador discursou encerrando a solenidade. Marconi Perillo parabenizou os organizadores da TECNOSHOW COMIGO, citando o papel que ela tem na divulgação das potencialidades do setor agropecuário, retratando a força do agronegócio goiano. “A TECNOSHOW COMIGO é a grande vitrine para Goiás no cenário nacional” disse. O governador reconheceu que a CELG segue carente de investimentos para ter condições de atender as grandes demandas por energia em Goiás, mas garantiu que está fazendo gestões constantes junto ao governo federal para que a empresa tenha recursos para investir.