
O perfil do consumidor em relação à compra de veículos de entrada está em constante mudança, já que cada vez mais as montadoras oferecem pacotes tecnológicos em seus veículos mais baratos e que antes só estavam presentes em modelos mais caros.
Um exemplo disso no segmento de entrada é a participação cada vez maior da transmissão automática ou automatizada, sendo que em alguns casos o crescimento nas vendas ultrapassa os 300%.
Para se ter uma noção, de acordo com a consultoria Jato, as vendas do Chevrolet Onix com câmbio automático subiram 337% no primeiro semestre de 2016 em relação ao mesmo período de 2014. É o mesmo cenário do HB20, em que a venda dos modelos com o câmbio automático representa 27% do total do veículo, um aumento de 39% em relação a 2014. Neste mesmo modelo, porém sedã, já existem mais automáticos do que manuais, ou seja, 51% dos 22.979 veículos comercializados no primeiro semestre deste ano.
Mais surpreendente ainda é o Toyota Etios em que o hatch automático tem 54% das vendas e o sedã automático, 70% nos últimos sete meses.
Rosana de Carvalho – Site PaNoRaMa