Atribuições do Profissional em Psicologia

Atribuições do Profissional em Psicologia

19 de maio de 2017 1 Por Redação Portal PaNoRaMa

A Psicologia nem sempre é entendida como ciência que, por si só, possa agir e trabalhar. Em muitos momentos e locais, ela é compreendida como um braço da ciência médica, o que causa muita confusão.

É necessário entender que ela é uma ciência da grande área da saúde e da grande área das humanidades. Psicologia é a ciência que estuda o comportamento humano e seus processos mentais. Surgiu para explicar os problemas relacionados ao psiquismo humano, tal como o sofrimento psíquico, e também estudar comportamentos humanos observáveis.

Contrariamente ao que se pensa, não é necessário que outro profissional indique um psicólogo para um paciente. Isso apenas é regra quando a pessoa contrata um plano de saúde e, no contrato, está explícito que se deve consultar um clínico geral e ele encaminhar às especialidades.

Salvo esse caso, o paciente pode buscar a ajuda psicológica por si próprio. O psicólogo é o profissional com conhecimento teórico e técnico capacitado a compreender e esclarecer quaisquer situações sobre comportamento e psique humano. Sendo assim, o melhor profissional a se buscar quando há sofrimento psíquico decorrente de quaisquer situações é o psicólogo, pois, além de capacitado tecnicamente para isso, são respaldados pela ética profissional, essa regulamentadora desse trabalho.

É interessante saber, também, que o título de psicólogo apenas é atribuído aos profissionais inscritos no Sistema Conselhos de Psicologia. A essa categoria estão atribuídas funções como estudo da estrutura psíquica e mecanismos de comportamento dos seres humanos. Desempenham tarefas relacionadas a problemas de pessoal em organizações; realiza trabalhos clínicos, trabalhos em escolas e na educação, em geral; trabalhos no campo da saúde, como postos de saúde, hospitais, ambulatórios, núcleos e centros de atenção psicossociais e, ainda, trabalhos com famílias, crianças e adolescentes.

Como colocado, ao psicólogo são atribuídas todas e quaisquer funções de cuidado sobre comportamento e psiquismo humano. É o profissional ideal quando se necessita de cuidado e atendimento nessa área. O mais importante a se salientar é que, apesar de muita mistificação sobre essa área, é preciso que saibamos que nossa mente, tal como nosso corpo, precisa estar saudável para vivermos de maneira plena e feliz.

Essa coluna destina-se a esclarecer e desmistificar a psicologia como área de trabalho não apenas para os ditos “loucos”, mas para mostrar que a manutenção da saúde mental ajuda no bem-estar cotidiano, proporcionando uma vida melhor e mais ativa.

Telefone para contato e mais informações: 64 9 9606-9313 e 64 9 8454-4392.

Colunista: Priscila Barbosa de Oliveira
Sócia proprietária da Psicolaris – Atendimento Domiciliar e Saúde Mental.
Psicóloga, é formada pela Universidade Federal de Goiás, CRP – 09/10213

Aviso importante:
O conteúdo exibido nesta seção (COLUNA), apresenta caráter meramente informativo. O Portal PaNoRaMa não se responsabiliza pelo conteúdo dos colunistas que assinam cada texto, nem pelas decisões baseadas nas opiniões e recomendações contidas nesta seção. Assim, o Portal PaNoRaMa se exime de qualquer responsabilidade pelos eventuais danos ou prejuízos, de qualquer natureza, que possam decorrer da utilização deste conteúdo, por qualquer meio ou processo, e para quaisquer fins.