ATENÇÃO: Alexandre de Moraes decreta prisão domiciliar de Jair Bolsonaro por descumprir medidas cautelares

Por Nalanda Gabrielle, do Portal Pn7
O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou nesta segunda-feira (4) a prisão domiciliar do ex-presidente Jair Bolsonaro, após identificar descumprimento de medidas cautelares impostas anteriormente. A decisão inclui ainda a proibição de visitas — exceto de advogados — e o uso de celulares, inclusive de terceiros.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A medida foi motivada por publicações feitas nas redes sociais dos filhos do ex-presidente, Flávio, Carlos e Eduardo Bolsonaro, durante os atos realizados em apoio ao ex-mandatário no último domingo (3). De acordo com Moraes, Bolsonaro teria produzido conteúdo com o objetivo de ser compartilhado pelos filhos e aliados, violando as restrições impostas em outra decisão judicial.
Além da prisão domiciliar, Moraes autorizou uma operação de busca e apreensão na residência do ex-presidente, localizada em Brasília.
O ministro afirmou que “não há dúvidas de que houve o descumprimento da medida cautelar imposta a Jair Bolsonaro”, mencionando que o material divulgado nas redes sociais trazia mensagens de incentivo a ataques ao STF e apoio a uma suposta intervenção estrangeira no Poder Judiciário brasileiro.
As medidas integram o inquérito que investiga Eduardo Bolsonaro por articulações com o governo de Donald Trump, nos Estados Unidos, para promover ações de retaliação ao governo brasileiro e aos ministros do STF. Em março, Eduardo se licenciou do cargo na Câmara dos Deputados e mudou-se para os Estados Unidos, alegando perseguição política. Segundo a investigação, Jair Bolsonaro teria enviado recursos via Pix para financiar a estadia do filho no exterior.
Bolsonaro também é réu na ação penal que apura uma tentativa de golpe de Estado. O julgamento está previsto para ocorrer em setembro no Supremo Tribunal Federal.
Em atualização.
Acompanhe o Portal Panorama para novas informações.
Share this content: