Os deputados estaduais aprovaram, em segunda e definitiva votação, projeto de lei que permite que fogos de artifício possam ser utilizados em festividades reconhecidas como patrimônio cultural. O texto segue para a sanção do governador Ronaldo Caiado (UB).
De autoria do deputado José Machado (PSDB), a matéria prevê que a utilização dos fogos fica autorizada desde que sejam cumpridas as normas de segurança e preservação da tradição cultural estabelecidas pelas autoridades competentes.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O parlamentar ressalta que a aprovação do projeto representa, principalmente, a valorização das festas populares e o resgate da identidade cultural dos municípios goianos.
“Essa proposta de exceção à proibição de uso de fogos de artificio em festividades reconhecidas como patrimônio cultural visa garantir a perpetuação da tradição cultural de forma responsável e consciente, respeitando a segurança e o bem-estar dos cidadãos, dos animais e do meio ambiente, e garantindo, também, a manutenção do reconhecimento dessas festividades como patrimônio cultural em nossos municípios”, justificou José Machado.
Pirenópolis
Entre as principais festividades denominadas como Patrimônio Cultural da cidade de Pirenópolis, estão a Festa do Divino Espirito Santo e as tradicionais Cavalhadas, reconhecidas como importantes “fontes de identidade e de pertencimento para toda a comunidade”.
De acordo com José Machado, a permissão de fogos de artifícios nestes eventos, além de fortalecer a cultura da região, ainda contribui de forma significativa para a economia e o turismo local.
“Nesse sentido, entendemos que a proibição total do uso de fogos de artificio pode acabar por prejudicar a preservação dessas manifestações culturais, além de afetar negativamente a economia local, que muitas vezes é movimentada por esses eventos”, completa.
Fonte: Mais Goiás
Foto: Reprodução
Jornalismo Portal Panorama
panorama.not.br