Dicas Top Destaque

Asfixia postural: Não deixe seu bebê dormir na cadeirinha!

Foto: Internet
Poucos pais sabem, mas deixar bebês de até 4 meses por muito tempo na cadeirinha pode impedir sua respiração e levar a morte. Saiba como evitar essa situação

As cadeirinhas de bebê no carro, também conhecidas como Bebê Conforto, são de uso obrigatório para proteção no trânsito, salvando vidas todos os dias.

Porém, pais e mães devem se atentar para o uso indevido do equipamento, especialmente como substituto do berço. Isso porque, deixar o bebê por muito tempo na cadeirinha pode sufocá- lo.

A asfixia postural ou posicional acontece porque os bebês ainda não têm o tônus muscular necessário para suportar bem a cabecinha e ela acaba indo para frente ou para o lado.

Quando o corpo do bebê se dobra para a frente, comprime o peito, os órgãos internos e as vias respiratórias. Há, portanto, privação de oxigênio que pode levar a óbito.

Mas calma que a Equipe Panorama te dá dicas simples para evitar essa situação! Confira:

Quem corre mais risco de asfixia postural?

Por serem mais frágeis e não possuírem o tônus muscular, bebês de até 4 meses, recém nascidos com baixo peso, bebês prematuros e bebês que nasceram com hipotonia são as vítimas mais frequentes.

A asfixia postural só acontece na cadeirinha?

Não, pode acontecer em qualquer lugar que deixe o bebê sentado, como nas cadeirinhas de descanso, certos tipos de cangurus e slings e até alguns carrinhos mais inclinados.

Dicas simples para evitar a asfixia postural no seu bebê:

• Não substitua o berço pela cadeirinha! Se o bebê acabou dormindo na cadeirinha durante um passeio de carro, retire-o e coloque-o no berço assim que chegar em casa;

• Durantes os passeios de carro, fique atento (a) à cabecinha do bebê, e mude de posição caso ela esteja pendendo para frente ou para o lado. Procure sempre deixar um adulto ao lado do bebê nessa situação;

• Preste atenção a qualquer barulho diferente que o pequeno fizer quando estiver na cadeirinha;

• Retire o bebê da cadeirinha sempre que chegar ao destino. Se for necessário realizar uma viagem longa, faça pausas durante o trajeto;

• Posicione o bebê de forma correta na cadeirinha, ajuste o cinto de forma adequada, sem folga, e veja se o cinto de seu carro está de acordo com o modelo da cadeira que comprou. Ela não pode se mexer mais de dois dedos para qualquer um dos lados.

E aí, você já sabia dessas dicas? Conta pra gente nos comentários o que achou.

Larissa Pedriel
Foto Capa: Internet
Jornalismo Portal Panorama
panorama.not.br

Enquete:

Você sabe quem são os dez vereadores jataienses eleitos em 2016?

Ver resultados

Carregando ... Carregando ...