De Casa Nova Top Destaque

Confira 5 erros para evitar na hora de pintar a casa

Foto: Internet
Quer renovar a decoração mas não sabe como começar? Se ligue nessas dicas básicas

Pintar um ambiente é uma ótima opção para quem quer renovar a decoração sem gastar muito. Uma nova cor faz toda a diferença, o problema é que não é tão simples quanto escolher uma tinta e aplicar.

Alguns erros básicos cometidos nesse processo podem causar problemas no futuro. Mas você não terá um deles, confira os erros mais comuns, segundo a Equipe Panorama, e evite-os para ter sucesso na hora de renovar o décor:

Erro 1: Escolha de tinta inadequada para a superfície

Cada tinta possui indicação de uso para determinada superfície, como alvenaria, madeira, metal, entre outras. Aplicar tinta inadequada para a superfície escolhida leva a péssimos resultados.

Se atente às indicações do fabricante e também ao tipo de cômodo que será pintado. Cozinha e banheiro tendem a ser mais úmidos, e devem ser pintados levando em consideração essa característica.

Erro 2: Não preparar a superfície a ser pintada

Ante de pintar, você deve fazer uma limpeza completa na superfície que será pintada. Corrigir as imperfeições com argamassa ou massa corrida é fundamental. Também não pode haver poeira, gordura, graxa, sabão ou mofo.

Além disso, elimine os focos de umidade. Infiltrações são as maiores vilãs das pinturas em alvenaria.

Erro 3: Pintar com clima inadequado

Evite pintar em dias chuvosos ou com vento forte, pois eles trazem poeira e outras sujeiras para a pintura. Também deve ser evitada a pintura quando a temperatura está muito baixa (≤10ºC) ou muito alta (≥40ºC) ou quando a umidade relativa do ar está acima de 90%.

Erro 4: Falta de cuidado com a secagem

Tenha paciência e respeite o tempo adequado de secagem de cada tinta. Se você estiver animado demais e não aguardar o tempo certo entre uma demão e outra, o resultado não será tão bom.

Se quiser acelerar o processo de secagem, mantenha as portas e janelas abertas.

Erro 5: Usar ferramentas de pintura inadequadas

Você sabia que existem rolos, pincéis e trinchas indicados para cada tipo de tinta? Se forem usados de forma incorreta, não promovem o resultado esperado.

Informe-se sobre a qualidade e a adequação dos materiais para a função pretendida antes de comprar e de pintar.

Agora que você já está ciente desses erros comuns, já pode comprar a tinta e começar a renovar a casa!

Larissa Pedriel
Foto Capa: Pinterest
Jornalismo Portal Panorama
panorama.not.br

Enquete:

Você sabe quem são os dez vereadores jataienses eleitos em 2016?

Ver resultados

Carregando ... Carregando ...