Notícias Polícia / Bombeiro

Após sofrer racismo em rede social, jovem vencedora do Garota Jataí 2015 presta queixa em delegacia

Aconteceu no último sábado (17), o Garoto e Garota Jataí 2015 na AABB, concurso de beleza em que participaram 8 mulheres e 11 rapazes e no qual sagrou-se vencedora com grande vantagem na categoria feminina a frentista de 19 anos, Tainara de Jesus Santos.

racismoAconteceu no último sábado (17), o Garoto e Garota Jataí 2015 na AABB, concurso de beleza em que participaram 8 mulheres e 11 rapazes e no qual sagrou-se vencedora com grande vantagem na categoria feminina a frentista de 19 anos, Tainara de Jesus Santos.

Entretanto, na tarde desta segunda feira (19), conteúdos racistas e pejorativos começaram a circular nas redes sociais e WhatsApp em relação aos ganhadores do concurso. Segundo Rodrigo Buticão, organizador do evento, ele tomou conhecimento destes fatos racistas quando começou a receber prints de mensagens em um grupo do WhatsApp, com duas mulheres de Jataí chamando a vencedora do concurso de “macaca do Lago Diacuí” e outros termos de baixo calão.

De acordo com a vítima, Tainara de Jesus, ela recebeu a informação do que estava ocorrendo na internet por volta das 6 horas da tarde também desta segunda feira (19), quando uma amiga lhe contou sobre as mensagens nas redes sociais e no WhatsApp. No momento, Tainara não acreditou e levou na brincadeira, mas após ver os prints e o motivo que levou as duas mulheres a atitudes preconceituosas, percebeu que era sério e se tratava de racismo.

Por conta disso, Tainara fez um boletim de ocorrência e conversará nesta terça feira com o delegado sobre as medidas a serem tomadas sobre o fato, podendo o mesmo ser caracterizado como crime de injúria racial (Código Penal Brasileiro, art. 140, parágrafo 3º), que se caracteriza como a ofensa a honra de alguém valendo-se de elementos referentes à raça, cor, etnia, religião ou origem, segundo a análise  de toda a documentação comprobatória que será realizada. A vítima ainda agradeceu todo apoio que tem recebido na internet da população jataiense contra atos racistas como este.

A equipe do site Panorama tentou entrar em contato com as acusadas para ouvir as suas versões, mas até o fechamento desta matéria, não obtivemos êxito.

Rosana de Carvalho
Fotos Capa: Gabriel Oliveira / Arte Gráfica: Pn7
Jornalismo Portal Panorama

boletim de ocorencia

mm

Rosana Carvalho

Editora Chefe da redação do Portal Panorama. Possui 26 anos e é de Jataí / Goiás. Desde 2014 coordena os conteúdos postados no site, assim como todas as etapas da produção e edição e é acadêmica de Zootecnia.

17 Comentários

Clique aqui para postar um comentário

  • Não pode deixar barato. Brasileiro é muito hipócrita se diz uma coisa e faz outra e logo aproveita a Internet por achar que não será punido. … Além de tudo covardes. Espero que achem os culpados e logo sejam punidos. Chega dessas coisas. ..o Brasil não suporta mais isso e nem deve.

  • nao eu tenho tanta preguiça de ver isso em pleno seculo xxl gente hj somos um pais livre preconceito pra que? deve ser mt idiota quem fais isso hj em dia tds nos temos diferenças se fossemos iguais nascia-mos tds com a mesma cara. o concurso era aberto pra quem quizece participar era so faze inscrição ela acreditou nela e foi e GANHOU e pronto. se acharam melhor pq nao foi la e fes acha facil de mais julgar com a bundona sentada, ela nao foi la e feis e ganhou pq mereceu!

  • Lamentável isso em pleno século XXI Ainda existe preconceito. acho que o ser humano antes de abrir a boca pra falar da vida de alguem, primeiro tem que cuidar da sua própria vida…

  • E lamentável isso, tem que ter punição sim para as pessoas que cometeram o crime , pq racismo e crime.
    Inadmissível não pode ficar impuni.
    Somos todos iguais independente de cor,raça ou condições financeiras.
    Que a justiça seja feita.

  • Acho ridículo a inveja das pessoas e mais ridícula ainda a atitude da moça em questão, a racista, que provou que além de podre por dentro, é dotada de uma tremenda falta de inteligência se tivesse ficado quieta no canto dela amargando a derrota teria se livrado da exposição negativa e do merecido processo judicial. A única coisa Boa disso tudo e que a linda negra além de levar o título ainda ficou mais conhecida e amada não só em Jataí, mas no estado inteiro.

  • O racismo e a coisa mais feia que existe dentro de um ser humano. Isso é a pura inveja dela ter ganhado em primeiro lugar.
    Continua lutando plo seus sonhos não importa o tamanho do preconceito que vc possa enfrentar. Lute

  • Eu tambem sou negro e me identifico com o q aconteceu com a tainara mas acho um absurdo o q aconteceu com ela por que perante deus somos todos iguais independentemente de cor e ou raca por isso pesso q ela siga em frente com o sonho dela e q a inveja desses racistas so fortaleca ela.
    #xo racismo

  • Bom,.não conheço e nem tenho vontade de saber quem sao esses dois vermes,.porem qro parabenizar a linda moça merecedora do premio e dizer a ela que continue a buscar cada dia mais pelo seu sonho, porque cada um feliz e feliz fazendo aquilo que gosta, e vc e linda, so pelo fato de n insulta-las e ir procurar seus direitos, outra coisa estamos em um tempo em que isso n era nem coisa a se falar, estamos no fim dos tempos, a preocupaçao dessas pessoas, deveriam ser se no amanha ela estarao vivas, se no amanha ela terao algum alimento para comer e agua para beber, ate mesmo uma casa para morar, vao estudar historia ver sua descendencia, estude sobre o planeta terra e os fenomenos que pdem desencadear a miseria por todo o.mundo, aposto q vcs nunca sentiram fome ne? Poise ninguem escolhe o destino que qr, prq Deus da força para os escolhidos, certo. Ai vc pensa prq ela disse isso tudo, sabe pra q? tem tanta coisa acontecendo e vcs cm essa ridicularidade, tenho pena… boa tarde.

  • Parabéns Tainara, não se sinta menor do que ninguém, você é linda, capaz e pode ser tudo o que você desejar. Não dê importância aos incapazes e invejosos porque o mundo é cheio deles, e mais uma vez parabéns, você é linda!

  • É uma TREMENDA VERGONHA um ser humano,já que se considera um,menosprezar o outro por causa da cor de sua pele. DEUS nos fez por AMOR e com AMOR devemos nos respeitar! A esses que são racistas peçam perdão a DEUS por esses atos.Agora conselho meu para os racistas: vocês não são melhores que ninguém,só lamento a sua ignorância!!!! Tainara você é linda hein menina!!!! Que DEUS e NOSSA SENHORA a abençóe sempre! Siga feliz sua vida!!!!

  • Ninguém é obrigado a gostar de quem é negro , no entanto não tem direito de falar qualquer coisa como se fossem os únicos ,não gosta de nós fique trancado em casa. ou então procure um especialista pra ver se tem cura. Porque Tainara é linda e vai continuar a desfilar essa beleza todo por aí,não tenho dúvidas. Ou respeita as diferenças ou enfie a cara no buraco.

  • Tainara. Há males que vem pra bem, foste vítima de racismo, mas até nos piores momentos tiramos proveito! Você não era conhecida e agora com a internet e o programa da Fátima Bernardes, todo o Brasil já sabe quem é a Tainara. Perdoe essas pessoas que lhe fizeram sofrer elas são dignas de dó.
    Você é linda e mágoa não lhe fará bem, em breve teremos noticias suas galgando sucessos. Meus votos são: Que seus sonhos se realizem. Que os sorrisos se multipliquem. E que a vida lhe seja abençoada…Fique com Deus e boa sorte!

  • Tainara; você é linda, tem personalidade; vá em frente, pois um dia haverá de calar a boca dessa gente invejosa de sua cor e de seu jeito tão especial de ser mulher!!!

  • como pode não gostar de algo tão lindo assim eu gostaria de ter uma negra dessa passeando pelos corredores de casa se bronzeando no meu quintal e me chamando de amor… ela é inteligente e ainda muito linda