Anvisa proíbe venda de paçocas goianas devido a item cancerígeno

O lote 0027 do Doce de Amendoim Paçoca Rolha, marca goiana Dicel, foi interditado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), nesta segunda-feira (20). O lote do alimento, distribuído pela Indústria e Logistica Wethonklauss Constante Ltda, excedeu o limite do teor de aflatoxinas, espécies de micotoxinas encontradas em alimentos.
De acordo com relatório do Laboratório de Análise Micotoxicológicas (LAMIC – Santa Maria/RS), foi detectado teores de aflatoxinas acima do Limite Máximo Tolerado (LMT) permitidos para amendoim com casca, descascado, cru ou tostado, pasta de amendoim ou manteiga de amendoim.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Segundo a Anvisa, aflatoxinas são substâncias tóxicas e carcinogênicas, e, por isso, produtos fora da especificação não podem ser consumidos pela população.
A interdição cautelar vale para todo o território nacional e se aplica ao lote 0027 do Doce de Amendoim Paçoca Rolha, marca Dicel, data de fabricação 18/11/2016, data de validade 18/11/2017.
Em nota enviada ao jornal O Popular, a empresa Dicel afirmou que recebeu a informação com surpresa e esclareceu que não foi notificada pela Anvisa. “A Dicel atua no mercado há mais de 20 anos e nunca tivemos um problema como este. Primamos pela qualidade da nossa linha de produtos, eles são a nossa maior propaganda pois a empresa é pequena. É somente o boca a boca que tem mantido a empresa no mercado”, explicou.
A Dicel ressaltou que segue os padrões de conformidade estabelecidos pela Anvisa e que tomará as devidas orientações junto ao órgão.
Fonte: O Popular
Jornalismo Portal Panorama
Share this content: