Anvisa proíbe alisantes capilares e saneantes irregulares

Anvisa proíbe alisantes capilares e saneantes irregulares

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou, nesta terça-feira (6/1), o recolhimento de produtos de quatro marcas de alisantes capilares, além de perfumes para ambientes e saneantes de uso doméstico. A medida ocorre após a identificação de irregularidades nos registros sanitários exigidos pela legislação brasileira.

Entre os alisantes atingidos estão os produtos Mask Botox Organic Biotherapy 1 kg Oxillis e Premium Caviar Protein – Brazillis, fabricados pela Cosmonew Indústria e Comércio de Cosméticos Ltda. Além disso, a Anvisa proibiu o uso do BTX Hair Treatment Renova Lizz, da marca Kerastinni, produzido pela SDK Indústria de Cosméticos Ltda.

Segundo a agência, os produtos não possuem registro sanitário válido. De acordo com as normas vigentes, cosméticos com determinadas finalidades não podem apenas ser notificados. Nesses casos, a fabricação e a comercialização só podem ocorrer após o registro no órgão regulador.

Com a decisão, a Anvisa proibiu a fabricação, comercialização, distribuição e uso desses alisantes em todo o território nacional.

Além dos cosméticos, a fiscalização também alcançou produtos de limpeza doméstica. A agência retirou do mercado os saneantes da marca Pureessence, fabricados pela empresa Pure Essence Fragrance Indústria e Comércio de Essências. Da mesma forma, o Odorizador de Ambientes Uau Aromas, produzido por Victor Emanuel Correia dos Santos, CNPJ 48.145.120/0001-03, também foi atingido pela medida.

Nesse caso, a Anvisa explicou que a decisão ocorreu pela ausência de registro sanitário obrigatório. Por isso, os produtos ficaram proibidos de serem fabricados, comercializados, distribuídos, divulgados e utilizados.

Por fim, a agência reforçou que o registro sanitário garante a segurança, a qualidade e a eficácia dos produtos oferecidos à população. Dessa forma, a fiscalização busca reduzir riscos à saúde pública e assegurar o cumprimento da legislação.

Por Gessica Vieira
Foto: Reprodução
Jornalismo Portal Pn7

Share this content:

Gessica Vieira

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.