Anvisa apreende e proíbe venda de produtos para alisamento capilar sem registro

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) apreendeu oito produtos usados em alisamentos capilares e proibiu sua fabricação, distribuição, comercialização e propaganda. A medida atinge as empresas Anne Indústria e Comércio de Produtos Químicos Ltda. e Pack for You Indústria e Comércio de Cosméticos Ltda.
Segundo o órgão, os produtos não possuíam registro na Anvisa, documento que garante a segurança e a eficácia dos cosméticos. Por isso, a agência determinou a retirada imediata dos itens do mercado.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Entre os produtos da Anne Ind. que foram proibidos estão:
-
Soul Care B.T.X. Organic Hidrate Lise;
-
Máscara de Tratamento Botox Plástica dos Fios Organic;
-
Selagem Térmica Plástica dos Fios Organic;
-
Máscara de Tratamento Botox Plástica dos Fios Nano Cristalização;
-
Máscara de Tratamento B.Tox Plástica dos Fios Redutor de Volume;
-
Máscara de Tratamento Botox Plástica dos Fios Nano Plastia Marroquina;
-
Selagem Térmica Plástica dos Fios Arginina e Açaí.
A Pack for You teve apenas um produto proibido: o Rubitox Orgânico Tecnologia ATH Creme de Realinhamento da Fibra Rubelita Professional, também indicado para alisamento. O pote de um quilo do creme é vendido por cerca de R$ 120 em lojas virtuais e redes sociais.
De acordo com a Anvisa, o uso de cosméticos sem registro pode causar sérios riscos à saúde. Isso ocorre porque suas fórmulas químicas não passam por testes que comprovem a segurança para o couro cabeludo e os fios. Por essa razão, o órgão recomenda que consumidores interrompam o uso imediato e comuniquem o caso aos canais de atendimento disponíveis.
Com essa decisão, a Anvisa reforça sua atuação na fiscalização de produtos irregulares e reafirma o compromisso de proteger a saúde pública. As ações de inspeção devem continuar nos próximos meses para evitar novas infrações no setor de cosméticos.
Por Gessica Vieira
Foto: Reprodução
Jornalismo Portal Pn7
Share this content: