Olha a chuva! Desta vez, parece não ser mentira. Depois de quase três meses, a previsão é de chuva para Jataí. Apesar de passageira, a condição pode contribuir para amenizar um pouco a temperatura e aliviar o desconforto da baixa umidade. Mas a previsão é de que ocorram apenas nesta terça (9) e na quarta-feira (10). E por falar em temperatura, Jataí pode registrar até 7ºC na próxima quinta-feira.
A previsão do Climatempo é que a segunda semana de agosto seja marcada por uma condição pouco comum neste mês, que é período normal de estiagem. A passagem de uma grande e forte frente fria poderá trazer chuva para áreas que estão há cerca de 100 dias sem chuva relevante. Em Goiânia já são mais de 80 dias sem registros consideráveis.
Para Goiás, a expectativa é que a frente fria que avança pelo país traga também rajadas de vento, pancadas de chuva e nuvens de poeira. Mas a chuva, apesar de chegar, deve ter maior intensidade nas regiões Sul e Sudoeste do estado. A justificativa é que uma massa de ar frio de origem polar deve baixar a temperatura.
Condições
O Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas do Estado de Goiás (Cimehgo) informou que nesta segunda-feira ocorrerá mudança nas condições do tempo por conta desta frente fria. O comunicado destaca que ela vai propiciar a formação de um corredor de umidade, que vai começar a influenciar a parte Centro-Sul de Goiás. Com o aumento da nebulosidade, o sol predomina em todas as regiões.
Em Goiânia, o sol vai continuar forte, com a temperatura máxima podendo chegar aos 33ºC e umidade relativa do ar variando entre 20% a 70%. A previsão é que na quarta-feira ocorram chuvas isoladas. A partir de quinta até sábado, o avanço de um ar frio de origem polar vai provocar o declínio nas temperaturas mínimas.
Brasil
No Brasil, esta frente fria terá maior impacto na Região Sul, na maioria das áreas da Região Sudeste e em algumas áreas do Centro-Oeste, mas também terá impacto em Rondônia, no Acre e no Sul do Amazonas. Na região Sul do país deve ocorrer até geada, segundo a previsão. Esta frente fria deve atuar até o dia 13 de agosto e até lá, o risco de chuvas se mantém nos outros estados.
Em algumas localidades, a chuva deve vir forte, como é o caso dos três estados da região sul. Em Goiás, pode haver chuva forte no extremo sul. Mas as precipitações devem ocorrer até na região norte, e nos outros estados do Centro-Oeste. A passagem desta frente fria terá impacto em todas as Regiões do Brasil, de diferentes formas e intensidade.
A segunda semana de agosto será marcada por uma atmosfera explosiva sobre o Brasil, pouco comum neste mês, que é parte do período normal de estiagem. Diversos eventos meteorológicos especiais poderão ocorrer em todas as regiões do país por causa da passagem de uma grande e forte frente fria. Áreas que estão há cerca de 100 dias sem chuva relevante (igual ou acima de 10mm em 24 horas), poderão ter um pouco de chuva.
Foto: Arquivo – Portal Panorama
Jornalismo Portal Panorama
panorama.not.br