Eleitores têm até 20 de agosto para solicitar voto em trânsito nas Eleições 2026; veja como pedir

Eleitores têm até 20 de agosto para solicitar voto em trânsito nas Eleições 2026; veja como pedir

Eleitores que estarão fora de sua cidade no dia das eleições de 2026 já podem solicitar o voto em trânsito. O prazo para fazer o pedido começou nesta segunda-feira (20) e termina no dia 20 de agosto.

A modalidade permite que o eleitor vote temporariamente em outro município diferente daquele onde possui o título cadastrado. Dessa forma, o cidadão consegue participar da votação mesmo estando viajando ou fora do seu domicílio eleitoral no dia do pleito.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Quem pode solicitar o voto em trânsito

O benefício está disponível para eleitores que estão com a situação regularizada na Justiça Eleitoral. Pessoas com título cancelado ou suspenso não podem utilizar o recurso.

Além disso, a votação em trânsito só acontece em capitais e municípios com mais de 100 mil eleitores. A lista dos locais habilitados fica disponível nos canais oficiais da Justiça Eleitoral.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Como fazer a solicitação

O pedido pode ser realizado pela internet, por meio do Autoatendimento Eleitoral, para eleitores que possuem biometria cadastrada. Também é possível comparecer presencialmente a qualquer cartório eleitoral levando um documento oficial com foto.

Durante a solicitação, o eleitor deve informar a cidade onde pretende votar e indicar se a mudança vale para o primeiro turno, segundo turno ou ambos.

Regras para quem escolher votar fora da cidade

Quem solicitar o voto em trânsito precisa ficar atento às regras. Após a confirmação da mudança temporária, o eleitor não poderá votar na seção eleitoral original no dia da eleição.

Caso a pessoa desista da viagem ou não compareça ao local escolhido, será necessário justificar a ausência. O cancelamento ou alteração da solicitação pode ser feito até o encerramento do prazo, em 20 de agosto.

Voto em trânsito tem regras específicas

Eleitores que estiverem em outro município do mesmo estado poderão votar para todos os cargos em disputa. Entretanto, quem solicitar a transferência para uma cidade de outro estado poderá votar apenas para presidente da República.

Após o encerramento das eleições, o título retorna automaticamente para a seção eleitoral de origem, sem necessidade de novo pedido.

A Justiça Eleitoral orienta que os eleitores façam a solicitação dentro do prazo e consultem previamente os locais disponíveis para evitar problemas no dia da votação.

Share this content:

Gessica Vieira

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.