Segundo Diego, aluno do 10º período de Engenharia Florestal, o projeto criado por eles “Adote uma árvore” se encaixa na categoria social da Olímpiada de Empreendedorismo Universitário.
A equipe responsável por este projeto é composta pelos alunos Diego Aguirre Muller Costa, Francisco Costa Júnior, Gustavo Luz Ferreira e Frederico de Assis Leal. (Foto: Vânia Santana)
A equipe responsável por este projeto é composta pelos alunos Diego Aguirre Muller Costa, Francisco Costa Júnior, Gustavo Luz Ferreira e Frederico de Assis Leal. (Foto: Vânia Santana)

A Olimpíada de Empreendedorismo Universitário (OEU) da UFG é uma competição que tem como objetivo ampliar a cultura do empreendedorismo na comunidade acadêmica. É realizada por meio do CEI da Universidade Federal de Goiás das Regionais Catalão, Jataí e Goiânia e dos Centros de Empreendedorismos Athenas e Beetech.

Segundo Francis Pimenta de Faria, coordenador de Desenvolvimento e Inovação Tecnológica da UFG Regional Jataí, a Olimpíada de Empreendedorismo Universitário é uma ação promovida pela UFG e possui uma categoria social, na qual os alunos devem encontrar um problema no município e melhorá-lo com ações sustentáveis. Em Jataí, três projetos foram inscritos para participar da OEU.

Neste ano, será realizada a 3ª edição da Olimpíada de Empreendedorismo Universitário (OEU). Nos últimos dois anos, a OEU conseguiu mobilizar estudantes de todas as regionais da UFG. Ao todo, foram 75 projetos que cumpriram as etapas de seleção com treinamentos e que resultaram na elaboração de modelos de negócios e planos de ação.

Em todas as edições já realizadas, as três iniciativas com melhor pontuação ganharam vaga de pré-incubação e vagas em cursos de empreendedorismo. Além disso, as equipes vencedoras participaram do evento Campus PartyTM, considerado um dos maiores no setor de inovação tecnológica, internet e entretenimento eletrônico em rede do mundo.

Tal competição é composta por duas categorias, sendo uma relacionada ao empreendedorismo de negócios, na qual os participantes têm suas ideias de negócios com fins lucrativos e empreendedorismo social, em que os participantes produzem uma ação de cunho social. Todos os estudantes de graduação ou pós-graduação devidamente matriculados na UFG podem participar da Olimpíada. As equipes formadas devem conter de 2 a 5 membros.

Em Jataí, quatro alunos do curso de Engenharia Florestal elaboraram o projeto social chamado “Adote uma árvore”, que tem como objetivo realizar a arborização de praças com a participação da comunidade, tornando o ambiente mais agradável. Segundo Mara Sílvia, moradora do setor Dom Abel, a iniciativa dos estudantes é interessante, pois trata-se de uma ação que terá frutos no futuro, já que todos poderão usufruir de um ambiente com mais sombra e bem estar.

A equipe responsável por este projeto é composta pelos alunos Diego Aguirre Muller Costa, Francisco Costa Júnior, Gustavo Luz Ferreira e Frederico de Assis Leal. Segundo Diego, aluno do 10º período de Engenharia Florestal, o projeto criado por eles “Adote uma árvore” se encaixa na categoria social da Olímpiada de Empreendedorismo Universitário. Primeiramente, eles convidaram a comunidade e vizinhança próxima à praça do setor Dom Abel para adotarem um muda. Feito isso, eles instruíram as pessoas em como plantar a árvore, assim como, assinarem um termo de adoção, no qual está explícito o que deve ser feito durante um ano em relação aos cuidados com a muda. Entre as espécies ofertadas estão Jacarandá, Ipê e Quaresmeira, as quais são específicas para arborização urbana.

Rosana de Carvalho
Fotos: Vânia Santana
Jornalismo Portal Panorama

PaNoRaMa COD (15)PaNoRaMa COD (14)PaNoRaMa COD (13)PaNoRaMa COD (11)PaNoRaMa COD (12)PaNoRaMa COD (7)PaNoRaMa COD (6)PaNoRaMa COD (8)PaNoRaMa COD (9)PaNoRaMa COD (10)PaNoRaMa COD (5)PaNoRaMa COD (4)PaNoRaMa COD (3)PaNoRaMa COD (2)PaNoRaMa COD (1)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE