11 de dezembro de 2024
agronegocio gado boi vaca vacinacao aftosa jatai cocacao catacoes
Esta alteração se justificou por conta de focos de raiva encontrados no município de Jataí no último ano, sendo a vacina considerada uma medida profilática, ou seja, que tem como objetivo proteger o rebanho contra a disseminação da doença.

Rosana de Carvalho / Foto: Vânia Santana

A partir da próxima segunda feira, 1º de maio, começa a 1ª etapa da Campanha de Vacinação contra Febre Aftosa, a qual se estenderá até o dia 31 do mesmo mês. Durante este período todos os animais bovinos e bubalinos existentes nas propriedades rurais deverão ser vacinados. Ao todo, de acordo com a Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa), deverão ser vacinados mais de 22 milhões de cabeças em todo o estado de Goiás.

Além da vacina contra a aftosa, os pecuaristas do município de Jataí deverão vacinar seus animais contra a raiva. Nossa equipe entrevistou Pedro Leonardo, Supervisor Regional da Agrodefesa e o mesmo afirmou que a inclusão dessa vacina se deve à Instrução Normativa 02/2017, a qual alterou o status sanitário de Jataí no que diz respeito à raiva.

Esta alteração se justificou por conta de focos de raiva encontrados no município de Jataí no último ano, sendo a vacina considerada uma medida profilática, ou seja, que tem como objetivo proteger o rebanho contra a disseminação da doença.

Ainda segundo Pedro Leonardo, “a raiva é uma zoonose, ou seja, uma doença que é transmissível entre animais e seres humanos. Então, além da importância econômica de um possível foco de raiva em nosso município também existe uma preocupação sanitária do ponto de vista da saúde humana”.

Lembrando que o produtor deverá realizar a declaração de vacinação até cinco dias úteis após o encerramento da campanha, que ocorrerá no dia 31 de maio. Este procedimento pode ser feito pelo site da Agrodefesa ou presencialmente, em uma das Agências desse órgão. Quem deixar de vacinar o rebanho e não fazer a declaração estará incorrendo em multa no valor de R$ 7 por cabeça não vacinada e de R$ 60 por não declarar, além do bloqueio da propriedade.

Rosana de Carvalho
Foto: Vânia Santana
Jornalismo Portal Panorama

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
× Como posso te ajudar?