Agrodefesa prorroga prazo da Declaração de Rebanho em Goiás

Agrodefesa prorroga prazo da Declaração de Rebanho em Goiás

A Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa) prorrogou o prazo da 2ª etapa da Declaração de Rebanho 2025 em Goiás. Com a mudança, os produtores rurais poderão realizar o procedimento até o dia 15 de janeiro de 2026. Antes, o encerramento estava previsto para esta quarta-feira (31/12).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Gov de Goiás

A prorrogação consta na Portaria nº 766/2025, assinada pelo presidente da Agrodefesa, José Ricardo Caixeta Ramos. O ato foi publicado no Diário Oficial do Estado de Goiás (DOE) desta terça-feira (30).

Segundo José Ricardo Caixeta, a ampliação do prazo busca garantir que todos os produtores consigam cumprir a obrigação legal. Além disso, a medida considera as dificuldades enfrentadas durante o período de feriados de fim de ano. “A prorrogação visa auxiliar os produtores que encontraram dificuldades para realizar a declaração em razão dos feriados, assegurando a atualização dos dados e a manutenção da sanidade animal no estado”, afirmou.

A Declaração de Rebanho 2025 deve ser feita, preferencialmente, de forma online, por meio do Sistema de Defesa Agropecuário de Goiás (Sidago). No entanto, os produtores que tiverem dificuldades podem procurar uma unidade da Agrodefesa para receber orientação.

De acordo com o diretor de Defesa Agropecuária da Agrodefesa, Rafael Vieira, a ampliação do prazo facilita o cumprimento da exigência. “A medida permite que o procedimento seja realizado com mais tranquilidade neste período de final de ano”, explicou.

Por fim, a Agrodefesa alerta que, a partir de 16 de janeiro, os produtores que não realizarem a declaração poderão enfrentar restrições. Entre elas, está a impossibilidade de emissão da Guia de Trânsito Animal (GTA). Além disso, outras penalidades previstas em lei poderão ser aplicadas. Nesses casos, a regularização só poderá ocorrer de forma presencial em uma unidade da agência.

Share this content:

Gessica Vieira

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.