O relatório teve embasamento em mais de mil estudos sobre alimentos transgênicos, além do depoimento de 80 pessoas em reuniões e seminários virtuais e analisou 700 comentários enviados pelo público

Foi divulgado na última terça feira (17) um relatório feito pela Academia Nacional de Ciências dos Estados Unidos, organização que reúne inúmeros cientistas reconhecidos mundialmente, o qual afirma que alimentos transgênicos não fazem mal a saúde do homem e dos animais.

O relatório teve embasamento em mais de mil estudos sobre alimentos transgênicos, além do depoimento de 80 pessoas em reuniões e seminários virtuais e analisou 700 comentários enviados pelo público. Ele foi escrito por uma comissão de vinte indivíduos, quase todos acadêmicos, sendo que entre eles não havia nenhum membro de empresas do setor de biotecnologia agrícola, como a Monsanto ou a DuPont, porém teve o envolvimento de pessoas que já tinham desenvolvido sementes geneticamente modificadas e provavelmente foram consultoras de empresas como essas.

Diante disso, o texto do relatório afirma que o comitê não encontrou diferenças que indiquem para um maior risco à saúde de alimentos transgênicos quando comparado aos não transgênicos. Além disso, não há evidências de que tais alimentos provoquem obesidade, diabetes e autismo. Os dados do relatório apontam também que os casos de câncer não aumentaram por causa da ingestão de alimentos geneticamente modificados.

Sobre os problemas ambientais, a comissão da Academia de Ciências afirmou que não vê relação entre os transgênicos e tais problemáticas, porém, segundo o relatório, estas sementes modificadas geneticamente não aumentam o rendimento das plantações. Atualmente, o cultivo de transgênicos representa 12% das plantações no planeta, sendo que nos Estados Unidos e no Brasil, mais de 90% da soja plantada é transgênica.

Rosana de Carvalho – Site PaNoRaMa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE