A inserção no mercado de trabalho é um dos principais desafios para os jovens. Em Goiás, na Rede Estadual de Educação, estudantes de 14 a 18 anos encontram apoio no programa de estágio supervisionado da Superintendência de Ensino Médio.
O programa é uma via de mão dupla, já que contribui para a conquista de uma vaga no mercado e também estimula a permanência do aluno na escola, agindo diretamente no combate à evasão.
Neste caso uma coisa favorece a outra, já que para o jovem participar do estágio, ele tem que comprovar sua frequência na instituição de ensino.
O programa de estágio trabalha com vários parceiros, sendo os principais o Instituto Euvaldo Lodi (IEL) e o Centro de Integração Empresa Escola (Ciee). As duas entidades são responsáveis por encaminhar os estudantes para diversas empresas, entre elas os Correios, Caixa Econômica Federal (CEF) e Bradesco.
O estágio é aberto à participação de todos os 240 mil alunos do Ensino Médio regular e da Educação de Jovens e Adultos (EJA). As oportunidades se dividem entre Goiânia e os principais polos empresariais e comerciais do Estado, como Rio Verde, Jataí, Catalão, Porangatu, Ceres e Goianésia.
Somente 13% da população jovem com até 19 anos completa o Ensino Médio em Goiás e o programa de estágio da Seduce tem dado uma contribuição significativa para coibir a evasão escolar.
As vagas no programa de estágio são permanentes e por isso o estudante que tiver interesse em se inscrever a uma das vagas pode procurar pessoalmente a Coordenação do Programa no Condomínio das Superintendências, na Vila Nova.
A equipe Panorama entrou em em contato com a Subsecretaria de Educação de Jataí, para obter mais informações sobre os pré-requisitos e a oportunidade dos estágios destinados à Jataí, no entanto, até o fechamento desta matéria não obtivemos êxito.
Mais informações: (62) 3201-3244
Nayara Borges
Jornalismo Site Panorama