Abatedouro de ovinos e caprinos é realidade em Jataí

Agronegócio Notícias
3º Leilão de ovinos Joias do Cerrado na 42ª Expaja - Foto: Arquivo Site PaNoRaMa
3º Leilão de ovinos Joias do Cerrado na 42ª Expaja – Foto: Arquivo Site PaNoRaMa

Segundo o empresário e produtor rural Saul Ferreira de Moura, a instalação de um abatedouro para ovinos e caprinos no município de Jataí será essencial para o crescimento da criação destes animais. Constituirá em uma forma, segundo Saul, do produtor diversificar sua produção, pois a criação de carneiros exige uma área pequena, como as terras que não são utilizadas para a agricultura e instalações simples.

SESC

Ressalta que, apesar da produção de lã não ser a principal atividade relacionada com a ovinocultura nesta região, como ocorre no Sul, aqui torna-se interessante a junção com outras atividades, como a própria pecuária ou agricultura, tudo com o intuito de aumentar a produtividade da fazenda.

Por ser um criador com boa experiência, Saul cria ovinos das raças Santa Inês e Dorper, pois estas são bastante adaptadas às condições ambientais da nossa região. Ou seja, predomina-se aqui as raças deslanadas, evidenciando principalmente a Santa Inês, reconhecida por sua resistência e cuidado maternal. Além do que, é importante destacar o papel fundamental do melhoramento genético, produzindo animais com mais carne, o que agrega o seu valor comercial.

De acordo com Saul, é possível criar em torno de 40 animais por hectare, inclusive no capim braquiária, desde que haja complemento mineral e manejo adequado. O preço por cada carneiro abatido com média de quatro meses de idade e peso bruto de 40 quilos pode chegar a 220 reais.

Rosana de Carvalho / Fotos: Vânia Santana – Site PaNoRaMa

 

2 thoughts on “Abatedouro de ovinos e caprinos é realidade em Jataí

  1. Olá, bom dia,
    Li a reportagem acima, porém não ficou claro se irá ser construído o Abatedouro de ovinos e caprinos. O texto ressaltou a necessidade e benefícios desta instalação. Porém gostaria de ser informada se este projeto será realizado e for se for qual a previsão.
    Grata,

    Jordana

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.