14 de dezembro de 2024
Prepare-se para assistir ao único eclipse lunar total visto do Brasil em 2019
O eclipse lunar acontece no momento em que a Lua é encoberta pela sombra da Terra passando em frente ao Sol, e é preciso um alinhamento certeiro para que o eclipse seja total, ou seja, com a sombra do nosso planeta cobrindo toda a visão da Lua...

Na madrugada do dia 21 (segunda-feira), teremos a oportunidade de testemunhar um belo eclipse lunar total daqui do Brasil. O fenômeno começará à 1h35 (horário de Brasília) da noite de domingo para segunda, durando até as 4h51, com o momento do eclipse total acontecendo às 2h41.

O eclipse lunar acontece no momento em que a Lua é encoberta pela sombra da Terra passando em frente ao Sol, e é preciso um alinhamento certeiro para que o eclipse seja total, ou seja, com a sombra do nosso planeta cobrindo toda a visão da Lua.

Durante o eclipse, a Lua aparecerá no céu em tons de vermelho e laranja, na chamada “Lua de Sangue”. Essa mudança de cor, antigamente tida como presságio de maus agouros por algumas culturas, na verdade é provocada pela refração dos raios solares na atmosfera da Terra.

Neste próximo eclipse lunar total, além de avermelhada, a Lua estará maior do que o habitual, uma vez que ela está em máxima aproximação com o nosso planeta — o que é chamado de Perigeu, com esta Lua maior sendo chamada de Superlua. No Perigeu, a Lua parece 14% maior e sua superfície fica 30% mais brilhante do que no Apogeu (durante o que chamamos de Microlua).

Foto: Divulgação

Para ver o eclipse, você não precisará de nenhum equipamento astronômico, bastando olhar para o céu na madrugada de domingo para segunda. Contudo, vale lembrar que, caso o tempo esteja fechado, com muitas nuvens, a visualização da Lua pode ser prejudicada ou até mesmo impedida por completo.

De qualquer maneira, astrônomos independentes, entusiastas e agências espaciais estarão registrando e também transmitindo o fenômeno ao vivo pela internet. Então, se um céu encoberto prejudicar a visualização do eclipse a olho nu em sua cidade, você pode acessar o site do Slooh Observatory, que fará a transmissão ao vivo — mas pode ser que o site cobre um valor para os visitantes acessarem a transmissão. Caso isso aconteça mesmo e você não esteja disposto a pagar, outra opção é sintonizar na live do TimeAndDate, que já está disponível no YouTube e começará a transmissão na noite de domingo (20):

O próximo eclipse lunar que acontece neste ano será no dia 16 de julho, mas não será total como este de janeiro, sendo apenas parcial e visível da América do Sul, Europa, África, Ásia e Austrália, e também não acontecerá durante uma Superlua. Mas o ano de 2019 também nos reserva um eclipse solar, que acontecerá no dia 2 de julho e será visível de maneira parcial em algumas cidades do Brasil, com início às 17h11 (horário de Brasília) com o pico acontecendo às 17h49.

Fonte: Canal Tech
Foto Capa: Internet
Jornalismo Portal Panorama

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
× Como posso te ajudar?