Até o momento, os agricultores interessados no sistema estão contratando o serviço de Valter, que adianta que o kit, que já foi patenteado, logo será fabricado e vendido pelo nome de Mega Flex 10

O kit que reduz as perdas na colheita de feijão foi criado por um agricultor do estado de Goiás, mais especificamente no município de Cristalina, chamado Valter Malagutti e é encaixado sem mexer na estrutura original da máquina. Além de reduzir as perdas na colheita, com um corte a 10 milímetros do chão, promete ainda um produto mais limpo o que melhora sua qualidade.

Até o momento, os agricultores interessados no sistema estão contratando o serviço de Valter, que adianta que o kit, que já foi patenteado, logo será fabricado e vendido pelo nome de Mega Flex 10, porém ainda não há preço de mercado definido, sendo que o investimento para construir o sistema varia de R$ 60 a R$ 70 mil.

Ainda de acordo com o produtor rural, o trabalho de construção do kit é resultado de uma adaptação das funções da colheitadeira, em um estudo que teve início na década de 80 e se tornou realidade há três anos. Desde então, Valter já instalou o kit em 6 máquinas, que já colheram mais de 10 mil hectares de feijão em Goiás, no Distrito Federal, em Minas Gerais e na Bahia.

Como já foi dito, o kit é encaixado sem alterar a estrutura original da colheitadeira. Segundo Valter, é retirada a peça original e colocada outra, fabricada por ele mesmo. Usa-se então o mesmo parafuso e a mesma porca para que quando for fazer a colheita da soja, o produtor apenas retire o sistema de colher feijão e coloque o de colher soja, sem causar nenhum prejuízo à máquina.

Dessa forma, por este sistema, é possível diminuir as perdas na colheita do feijão em até 50% e, além disso, usar apenas uma colheitadeira, diferentemente da colheita tradicional que chega a utilizar três máquinas, desde o corte da planta até o recolhimento dos grãos.

Rosana de Carvalho – Site PaNoRaMa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
× Como posso te ajudar?