A prefeitura de Jataí, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), iniciou o procedimento de testagem rápida para a Covid-19 no município. A ação, que tem caráter preventivo, busca identificar, com mais exatidão, os focos de contágio e a circulação do vírus na cidade. Estão sendo disponibilizados um total de 8900 testes, sendo que a SMS adquiriu 7700 unidades e outros 1200 testes foram doados pela empresa Brasil Foods (BRF).
Segundo a ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), os testes rápidos para o novo coronavírus, são dispositivos de uso profissional, manuais, de fácil execução e que conseguem dar resultados entre 10 e 30 minutos. Ainda segundo o órgão, é importante ressaltar que não é possível utilizar a informação obtida via teste rápido isoladamente como diagnóstico, sendo recomendada a confirmação por ensaio molecular, onde é possível identificar a presença ou não do vírus na amostra testada. “ É importante salientar que o teste rápido não detecta especificamente o novo coronavírus (Sars-CoV-2), mas sim os anticorpos produzidos pelo organismo depois de a infecção ter ocorrido.”, afirma a Agência.
Os testes rápidos (IgM/IgG) têm relevante utilização no mapeamento do status imunológico de uma população (que já teve o vírus ou foi exposta a ele) e permite a elaboração de políticas públicas para contenção da pandemia.
O cronograma de testagem teve início na última quarta-feira (08), e até o momento cerca de 192 pessoas já foram testadas, dentre elas, a equipe da Vigilância Epidemiológica, profissionais e moradores do Albergue São Vicente de Paula e servidores das Unidades Básicas de Saúde (UBS’s), Moisés Maia Firmo, do Setor Colmeia Park, e James Phillip Minel.
Por Estael Lima
Foto capa: Internet
Jornalismo Portal Panorama
panorama.not.br